BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de abril 13, 2019Mostrar tudo

Previsão é de mais chuva neste sábado em todo o Estado

Após um temporal deixar ruas e avenidas alagadas nesta sexta-feira (12) na Região Metropolitana do Recife (RMR), a previsão para este sábado (13), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em todo o Estado.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva pode atingir o Grande Recife, as Zonas da Mata, o Agreste e Sertão pernambucano nas primeiras horas da manhã e da noite com intensidade fraca a moderada. Segundo o Inmet, no Recife a temperatura chegará aos 31°C e a mínima será de 23°C.
Previsão para as regiões
Agreste – Mínima de 19°C e máxima de 32°C;
Arquipélago de Fernando de Noronha – Mínima de 22°C e máxima de 29°C;
Zona da Mata – Mínima de 21°C e máxima de 33°C
Região Metropolitana do Recife – Mínima de 21°C e máxima de 33°C;
São Francisco – Mínima de 22°C e máxima de 34°C;
Sertão do Pajeú – Mínima de 19°C e máxima de 34°C

Mais um veículo: Prefeito e Secretária conseguem através da Secretaria da Mulher de Pernambuco um veículo para a Diretoria da Mulher de Iguaracy

Nesta manhã desta sexta-feira, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve participando de reunião na Secretaria da Mulher de Pernambuco, onde junto com a Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Rabelo, foram recebidos pela Secretária Estadual, Dra. Silvia Cordeiro e a Secretária Executiva de Políticas para as Mulheres, Ana Callou.
Na pauta, o gestor iguaraciense e sua secretária foram informados que será liberada a segunda parcela do FEM Mulher para compra do Veiculo para Diretoria da Mulher. A dupla aproveitou ainda para solicitar mais ações da Secretaria da Mulher para melhorias das Políticas Publicas no município!
Esta é mais uma ação da gestão que não espera cair do céu e corre atrás dos seus objetivos, que é fazer de Iguaracy um lugar cada vez melhor para se viver.

Flagrado na Lei Seca poderá ter de passar por consulta médica para reaver CNH

Além de pagar multa e ser preso, quem for flagrado dirigindo bêbado mais de uma vez poderá ser obrigado a passar por uma avaliação médica e psicológica para reaver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é a proposta do PL 1.612/2019, em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Pela proposição, a devolução da CNH aos condutores reincidentes flagrados na chamada Lei Seca (Lei 11.705, de 2008) será condicionada à realização de um exame, em que o médico também poderá recomendar a participação do condutor em curso ou programa educativo sobre álcool e outras drogas.
O projeto – Apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Pode-RN), o projeto tem o objetivo de desestimular ainda mais os motoristas que insistem na combinação de álcool e volante, colocando em risco a própria vida e a de terceiros. 
⏩    Mostrar matéria completa  
O parlamentar alerta para o fato de que o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir também resulta na perda de produtividade de cidadãos, faltas ao trabalho e, consequentemente, mais custos aos empregadores e ao Estado.
O senador aponta ainda que os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de morte no mundo e são a principal causa de óbitos entre crianças e jovens com idades de cinco a 29 anos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “Estima-se que, no Brasil, um a cada cinco acidentes causados por homens e um a cada 20 acidentes causados por mulheres tenham influência do álcool”, diz Styvenson na justificativa do projeto.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................

Secretários de Saúde do Pajeú, participaram de Congresso e Encontro em Gravatá-PE

Secretários Municipais de Saúde, da abrangência da X GEREs, participam nesta quinta-feira (11), no XI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, e 69ª Encontro de Secretários (as) Municipais de Saúde e Assembleia Geral. A diretora da X GERES, Mary Delanea, comandou a equipe do Pajeú.
O encontro que ocorreu no Portal de Gravatá Hotel Fazenda, foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), e teve uma programação com assembleia, mesas de discussão, oficinas e apresentações de experiências municipais exitosas de políticas públicas para o setor.
Também integrou o evento a 69ª edição do Encontro de Secretários(as) Municipais de Saúde de Pernambuco, a 3ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS e a Assembleia Geral dos Secretários. Sob o tema Perspectivas para o SUS – Fortalecimento da Gestão Municipal e os Desafios do Cenário Atual, representantes de órgãos e entidades das três esferas de governo, de associações civis e da sociedade estiveram reunidos para uma série de atividades e discussões a respeito da qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O Congresso teve por finalidade estabelecer o compartilhamento não apenas das posições defendidas pelos municípios, mas também a relação com o Estado e a União.

Marília Mendonça, Edson e Batista Lima entre as atrações da 47ª Exposição de Caprinovinocultura de Sertânia

A prefeitura de Sertânia anunciou as atrações da 47° exposição de caprinos e ovinos,a qual acontecerá entre os 25 a 28 de julho.
Marília Mendonça será uma das grandes atrações, juntamente com os irmãos Edson Lima e BATISTA Lima.
Vejas todas as atrações da festa mais esperada para os sertanienses:
25 a 28 de Julho de 2019
– NICO BATISTA
– LINO & JÚNIOR
– RANIERI GOMES
– EDSON LIMA E BATISTA LIMA
– DEIVINHO NOVAES
– AVINY VINNY
– MARÍLIA MENDONÇA

Programa Criança Feliz de Iguaracy cumpre todas as metas, tem equipe ampliada e agora 200 famílias serão acompanhadas.

O município de Iguaracy cumpriu com todas as metas propostas pelo Programa Criança Feliz e foi contemplado com a ampliação das metas e da equipe. Agora serão 200 famílias que serão acompanhadas pelo programa e 08 profissionais integrando a equipe.
A equipe da Assistência Social dedicou com muito carinho do seu tempo para repassar importantes conhecimentos a nova equipe!
Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Barragem do Rosário voltará a abastecer Iguaracy, Ingazeira, Jabitacá e Tuparetama

A Barragem do Rosário, deve voltar a abastecer a população das cidades de Iguaracy, Ingazeira, o distrito de Jabitacá e Tuparetama. Após as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, Rosário acumulou um volume de água considerável.
A agua nas torneiras suprirá a necessidade de 34 mil moradores. A barragem que estava no volume morto e que entrou em colapso em dezembro de 2015, conta hoje com 8,4 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 24% de sua capacidade.
Segundo a Compesa, o volume atual seria o suficiente para abastecer as respectivas cidades até o final do ano, com racionamento. A barragem tem capacidade de acumular 32 milhões de metros cúbicos de água.
O abastecimento ainda não teve início devido a coleta da água bruta para análise e metodologia do tratamento que será utilizado para melhor atender a população. Entre as ações imediatas da Compesa está a instalação de um clorador. 
(Compesa via Itamar França)

CONVITE: Vem aí a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Iguaracy!

O Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Iguaracy-PE, têm a honra de convidar a todos para participar da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas". O evento ocorrerá no dia 24 de Abril, às 08:00 horas, na Câmara de Vereadores de Iguaracy-PE".

Enxugada: Governo Federal extingue mais de 13 mil cargos efetivos

Passado um mês do decreto presidencial que extinguiu 21 mil cargos comissionados, funções e gratificações da esfera federal, o governo Jair Bolsonaro anunciou o fim de 13.231 vagas. Desta vez, são cargos efetivos da administração pública federal que já estão vagos ou que devem vagar nos próximos meses.
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, mais de 93% desses cargos já estão vagos. Apenas 916 aguardam a desocupação pelos órgãos aos quais estão submetidos.
Assessores do governo explicaram que as funções aplicadas a estas vagas estão obsoletas para a atual dinâmica. Entre cargos incluídos no decreto figuram os de jardineiro, técnico em radiologia, guarda de endemias, mestre de lancha e operador de máquinas agrícolas.
As vagas elencadas no texto oficial deixam de existir a partir de 12 de junho de 2019, reduzindo organogramas dos Ministérios da Economia e da Saúde, da Advocacia Geral da União, da Fundação Nacional de Saúde e do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
O enxugamento da máquina pública e a ampliação da eficiência dos serviços prestados à população têm sido reforçados pela equipe de Bolsonaro desde o início do governo. No caso de cargos comissionados, funções e gratificações extintos com o decreto de 13 de março deste ano, a expectativa do governo era de economia de mais de R$ 190 milhões anuais.

PRF reforça fiscalização durante a Operação Semana Santa em Pernambuco

Começou nesta sexta-feira (12) e segue até o dia 21 deste mês, a Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. A primeira etapa da ação acontece no Agreste do estado, cujo o fluxo de veículos aumenta nessa época. O objetivo da PRF é reduzir acidentes graves e proporcionar mais segurança no trânsito.
A estimativa é de que haja um aumento no tráfego de veículos de cerca de 50%, principalmente na BR-232, no sentido dos municípios de Gravatá, Bezerros e Caruaru. O fluxo também deve ser grande na BR-104, que dá acesso à PE-145, em direção ao teatro de Nova Jerusalém, onde acontece a encenação da Paixão de Cristo. Para acessar a rodovia estadual, o motorista que segue pela BR-104 deve utilizar o Trevo do Lampião, localizado no quilômetro 43.
Para melhorar a fluidez e garantir mais segurança a quem se dirige ao local, a PRF irá atuar com o apoio de equipes da Operação Lei Seca, para coibir a ingestão de álcool pelos motoristas. A infração é gravíssima e prevê autuação no valor de R.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o índice verificado no bafômetro for superior a 0,33mg/l, o condutor será encaminhado a uma delegacia da Polícia Civil.
⏩    Mostrar matéria completa  
Além de combater a embriaguez ao volante, o foco da fiscalização será voltado às infrações que podem resultar em acidentes graves, como as ultrapassagens indevidas, o uso irregular de motocicletas e a falta de dispositivos de segurança. Durante as abordagens, serão verificados a documentação das pessoas e do veículo, os equipamentos obrigatórios e se todos utilizam o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção para crianças.
A PRF lembra que, até um ano, os bebês devem ser transportados no bebê-conforto, de costas para o motorista; de um a quatro anos, deve-se utilizar a cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, o assento de elevação. Crianças com até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco de trás do veículo, com o cinto de segurança.
As ações de combate ao crime contarão com o reforço do Núcleo de Operações Especiais e dos grupos de Motociclistas, Operação com Cães e Patrulhamento Tático da PRF, além de contar com o apoio das polícias Militar e Civil. Os policiais visam coibir assaltos, receptação de veículos roubados, tráfico de drogas, contrabando e porte ilegal de arma.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................

Estado anuncia pacote para recuperar malha rodoviária

Pacote ainda não tem detalhes e é dado como resposta às críticas sobre situação principalmente no Sertão
Após a realização de um levantamento da situação das rodovias pernambucanas que estão sob gestão do Estado, o Governo de Pernambuco finalizou a elaboração do Plano de Conservação da Malha Viária Estadual, segundo nota.
O primeiro lote para a licitação das obras foi lançado no último sábado (6/4) e prioriza as estradas localizadas no Sertão, diz a gestão.
Os detalhes do estudo, que levantou os 5,5 mil quilômetros de estradas pavimentadas no Estado serão divulgados em breve pelo governador Paulo Câmara.
Segundo a nota ao blog, todo, serão recuperados cerca de 3 mil quilômetros de rodovias até 2020, a um investimento previsto de R$ 75 milhões.
“Somente no Sertão, os trabalhos de requalificação atingirão cerca de 1,5 mil quilômetros neste período”, diz o texto.
⏩    Mostrar matéria completa  
A licitação para as intervenções nas demais regiões será publicada neste sábado (13/4).
A administração estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, concluiu, nesta semana, a readequação do projeto da Ponte sobre o Rio Pequi, em Bodocó.
A iniciativa já conta com recursos garantidos pelo Governo de Pernambuco.
A previsão é que na próxima semana seja publicada a licitação para a execução das obras, que devem ser finalizadas até outubro desse ano.
“Enquanto isso, técnicos e maquinário estarão a postos para garantir a manutenção do desvio utilizado pela população”, diz o governo.
O anúncio é tido como uma resposta aos questionamentos sobre a qualidade da malha rodoviária na região.
Hoje, só a PE 292 é toda como via de boa qualidade. Quase todas as PEs que cortam a região, como as 320, 365, 337, 275, 304 e 265 precisam de reparos. Através do blog e da Rádio Pajeú, ouvintes tem cobrado ações do Governo do Estado.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................

Deputados estaduais do Rio aprovam porte de armas para si mesmos

Os deputados estaduais e os auditores fiscais do Rio de Janeiro poderão andar armados pelas ruas, depois que o governador Wilson Witzel (PSC) sancionar o projeto de lei 1.825/16, aprovado na quarta-feira (10) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) por 44 votos a 11, além de duas abstenções. O debate sobre o projeto causou polêmica e discussão na Alerj.
O projeto original, apresentado em 2016 pelo deputado Marcos Muller (PHS), previa porte de armas apenas para os agentes de segurança que trabalham no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), instituição estadual de abrigo de menores infratores semelhante à paulista Fundação Casa. Mas o deputado Márcio Pacheco (PSC), que é líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, estendeu o porte de armas a deputados, auditores fiscais estaduais e municipais e aos agentes da polícia legislativa.
⏩    Mostrar matéria completa  
O governador tem o prazo de 15 dias para sancionar ou vetar a lei, e deve sancioná-la, já que foi o próprio líder do governo que propôs a mudança. Mas deputados contrários ao projeto pretendem recorrer à Justiça alegando que a lei é inconstitucional.
Segundo a norma, os beneficiados não devem portar a arma dentro de seus locais de trabalho, mas estão autorizados a usá-la fora deles. Quando estiverem trabalhando, as armas deverão ficar guardadas em locais seguros. Para receber o porte de arma, os profissionais deverão passar por formação, com comprovação técnica e aptidão psicológica, e devem ser submetidos a mecanismos de fiscalização e controle interno.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão

"Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará." Provérbios 20:22

Reflexão: Qualquer tipo de vingança, antes de ser uma realidade, é um coquetel de emoções negativas: ódio, raiva, rancor, ira, mágoa e desespero. Esses são sentimentos próprios do coração natural. Mas o fato de serem naturais não significa que sejam corretos. Ao contrário, é um aglomerado de veneno que destrói as coisas mais puras que o ser humano tem. É como ácido que corrói valores, princípios e principalmente a paz do coração. Por isso, a promessa é: “Ele te livrará.”
Oração: Senhor Deus, por favor, pelo poder do seu Espírito, ajude-me a perdoar e esperar pela Sua justiça. Livra-me do veneno de um coração vingativo que não perdoa. Que a minha atitude, comportamento e resposta àqueles que me fazem mal ajudem a levá-los a conhecer o Seu verdadeiro amor. Em nome de Jesus. Amém.
DEVOCIONAL DO DIA - UM SÁBADO ABENÇOADO PARA TODOS

Boletim Policial desta SEXTA-FEIRA registrado na área do 23º BPM

(AMEAÇA)
Município : Tabira- PE.
Local : Bairro de João Cordeiro, Tabira– PE
Data/Hora : 121330ABR2019
Imputado : J. A. da Silva, 64 anos, divorciado, aposentado.
Endereço : Bairro de João Cordeiro, Tabira– PE.
Vítima : G. G. F., 44 anos, solteira, agricultora.
Endereço : Bairro de João Cordeiro, Tabira– PE.
Resumo : Durante rondas e abordagem a GT local foi solicitada pela vítima, a qual informou que o imputado citado que é seu ex-marido e pai de sua filha estava lhe ameaçando. O motivo seria que a menor não queria ficar na casa do pai, diante disso o imputado ficou ameaçando a vítima dizendo que as coisas “iam feder”, o mesmo estava bastante alterado, diante dos fatos os envolvidos foram em caminhados a DP local onde o imputado respondera um TCO.
⏩    Mostrar matéria completa  
------------------------------------------------------------
(ROUBO CONTRA TRANSEUNTE)
Município : Carnaíba-PE.
Local : Distrito da Itã, Zona Rural, Carnaíba-PE.
Data/Hora : 121230ABR2019
Vítima : O. B. de S. B., 28 anos, amasiado, agricultor.
Endereço : Bairro São Brás, Afogados da Ingazeira-PE.
Resumo : Após solicitação da vítima, informando que trafegava de motocicleta, no endereço citado, quando foi abordado por um homem não identificado, pilotando uma motocicleta de características não informada. Portando uma arma de fogo, o imputado anunciou o roubo e subtraiu da vítima uma quantia de R$ 6.000,00 (seis mil reais). O efetivo fez rondas no intuito de localizar o imputado, porém sem êxito. A ocorrência foi registrada na DPC de plantão na cidade de Afogados da Ingazeira e será instaurado Inquérito Policial para investigar o caso.
------------------------------------------------------------
(VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
Município : Afogados da Ingazeira-PE
Local : Conjunto Habitacional Miguel Arraes
Data/Hora : 121500ABR2019
Imputado : A. F. V. da S., 18 anos, amasiado, desempregado
Endereço : Conjunto Habitacional Miguel Arraes
Vítima : T. R. do N. D., 23 anos, amasiada, agricultora
Endereço : Conjunto Habitacional Miguel Arraes
Resumo : A GT foi acionada pela central de operações, para se deslocar até o endereço em tela, a fim de averiguar uma possível violência doméstica. Ao chegar no local, as testemunhas relataram que não é a primeira vez que isso acontece (agressões) e que hoje ouviram a vítima, pela segunda vez, a vítima gritar pedindo socorro. Anteriormente outra equipe policial já havia estado no local, para atender a mesma ocorrência, mas a vítima negou as agressões. A segunda vez que o policiamento foi acionado, localizaram os envolvidos no hospital, pois a vítima encontra-se no quarto mês de gestação e estava com sangramento vaginal, devido às agressões sofridas. Ao retornar na residência do casal, encontraram alguns objetos quebrados: bebedouro e botijão de água. A vítima encontra-se no Hospital Regional Emília Câmara recebendo os cuidados médicos e o imputado foi conduzido à DPC de plantão, juntamente com as testemunhas. As partes foram liberadas e será instaurado um inquérito policial por portaria para investigar o caso.
------------------------------------------------------------
(AGRESSÃO)
Município : Tabira - PE.
Local : Bairro Vitorino Gomes, Tabira – PE.
Data/Hora : 121740ABR2019
Imputado : J. F. S. da S., 52 anos, solteiro, desocupado.
Endereço : Bairro Vitorino Gomes, Tabira – PE.
Vítima : M. J. da S., 82 anos, viúva, aposentada.
Endereço : Bairro Vitorino Gomes, Tabira – PE
Resumo : A equipe da ROCAM foi solicitada pela permanência da 2ª CPM, a qual informou que no endereço citado estava havendo uma agressão. Ao chegar no local, a vítima e imputado estavam em casa. A vítima negou-se a prestar queixa contra o imputado e na ocasião a suposta agredida não apresentava nem uma lesão pelo corpo. Diante dos fatos a solicitante assinou o B.O onde se nega a representar contra o imputado.
------------------------------------------------------------
( VIAS DE FATO) / B-04 ( LESÃO CORPORAL)
Município : Quixaba-PE
Local : Zona Rural, Quixaba-PE.
Data/Hora : 121710ABR2019
Imputado : I A da S, 57 anos, casado, agricultor.
Endereço : Zona Rural, Quixaba-PE
Vítima : L M de M, 42 anos, solteira, agricultora.
Endereço : Zona Rural, Quixaba-PE.
Vítima : L M de L 40 anos, casada, agricultora.
Endereço : Zona Rural, Quixaba-PE.
Resumo : A GT foi acionada pela Central de Operações, informando que no local citado uma ocorrência de vias de fato. A GT foi até o local, e no deslocamento encontrou uma ambulância que trazia as vítimas da ocorrência para o hospital de Quixaba. As vítimas informaram que o imputado havia seguido para a Zona Urbana de Quixaba. A GT seguiu juntamente com a ambulância para o hospital, onde chegando foi informada pela vítima 02 que o imputado passou o dia lhes provocando. Quando as vítimas foram tomar satisfações, foram agredidas com uma faca atingindo a vítima 02 na testa e causando arranhões no braço esquerdo, bem como atingiu a vítima 01 na orelha esquerda. Pouco depois, o imputado deu entrada no hospital com um corte na cabeça, que segundo ele se deu no momento da confusão. A vítima 02 e o imputado foram atendidos no hospital de Quixaba e a vítima 01 foi encaminhada ao Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira –PE, no momento da abordagem não foi encontrada a faca peixeira utilizada na agressão. O imputado responderá a um TCO.
------------------------------------------------------------
(IRREGULARIDADE NAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DO VEÍCULO)
Município : Carnaíba-PE
Local : PE-320, Carnaíba-PE
Data/Hora : 122210ABR2019
Imputado : Desconhecido
Resumo : Quando em rondas a Patrulha Rural e a GT de Carnaíba depararam-se com um indivíduo em uma motocicleta Honda /c100 Biz, ano 2005, cor preta, placa DOI 5651. Foi dada ordem para parar, momento em que o indivíduo parou e abandonou a motocicleta, evadindo-se entrando na vegetação do acostamento da PE-320. Foi verificado que o lacre da moto estava violado. Foram feitas várias rondas no intuito de encontrar o elemento que fugiu, mas sem êxito. Diante do exposto foi passado a ocorrência à DPC local e a motocicleta à 24ª CIRETRAN Afogados da Ingazeira-PE.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS