Brasil e Índia anunciam 15 acordos bilaterais em áreas como energia, tecnologia e segurança

No primeiro dia da visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Índia, os governos dos dois países anunciaram 15 acordos bilaterais em áreas como ciência e tecnologia, energia, segurança e previdência social. Na ocasião, Bolsonaro foi recebido pelo presidente indiano, Ram Kovind, e pelo primeiro ministro, Narendra Modi, em uma residência oficial.
As informações são da Agência Brasil. Os atos internacionais firmados têm o objetivo de intensificar as relações diplomáticas entre os países. Um dos acordos prevê a cooperação entre as duas nações na promoção da produção de biocombustíveis, como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. Entre os materiais incluídos no acerto estão subprodutos da biomassa.
Um memorando apontou a implantação de ações de cooperação na exploração e comercialização no setor de petróleo e gás. Também foi estabelecida parceria para desenvolver pesquisas em recursos minerais e conhecimento geológico, bem como realização de atividades no segmento de mineração.
Também segundo a publicação, os países decidiram estabelecer formas de atuação conjunta em segurança cibernética. A parceria envolverá um intercâmbio de informações entre os dois países, com o objetivo de fortalecer esta área em cada nação.
Outro acordo visou criar regras entres os dois países no setor de previdência social, com o objetivo de regular seus benefícios previdenciários. Ambos países firmaram entendimento com o objetivo de cooperar em ações de investigação e repressão a crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas, drogas e terrorismo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE IGUARACY