Bolsonaro diz que zera imposto sobre combustíveis se governadores zerarem ICMS


Bolsonaro diz que zera imposto sobre combustíveis se governadores zerarem ICMS

O presidente Jair Bolsonaro lançou um “desafio” aos governadores nesta quarta-feira. Na saída do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo disse que vai zerar os tributos federais sobre combustíveis se os governadores aceitarem zerar o ICMS (imposto estadual).
“Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse o presidente a jornalistas na saida do Palácio da Alvorada.
Bolsonaro tem defendido alteração na cobrança do ICMS sobre combustíveis. Nos últimos meses, o presidente tem dito que os altos preços cobrados na bomba ao consumidor se dá por conta do imposto.
Os tributos federais que incidem sobre combustíveis são a CID e o PIS/Cofins. Esses seriam zerados caso os governadores seguissem a “proposta” do presidente.
“Problema que estou tendo é com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governador, o que eu quero é que o ICMS seja cobrado do combustível lá na refinaria, e não na bomba. Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias e na bomba não baixou nada”, disse Bolsonaro.
Eventual mudança no ICMS de combustíveis encontra resistência nos governos estaduais, haja vista que o imposto tem parcela significativa na arrecadação dos estados. Estados com maior dificuldade financeira, como Minas Gerais, Rio de Janeiro Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Goiás teriam os maiores impactos na arrecadação.
Reação
No domingo (2), Bolsonaro escreveu no Twitter que vai enviar ao Congresso um proposta para que o ICMS tenha um valor fixo por livro.
Logo em seguida, Paulo Câmara e mais 22 governadores assinaram carta ao presidente. Os gestores disseram ter “enorme interesse em viabilizar” a redução de preços aos consumidores, mas que esse debate “deve ser feito nos fóruns institucionais adequados e com os estudos técnicos apropriados”.
Não assinaram a carta apenas os governadores de Goiás (Ronaldo Caiado, DEM), Rondônia (Coronel Marcos Rocha, PSL), Acre (Gladson Cameli, PP) e Tocantins (Mauro Carlesse, DEM).
Na carta dos estados, a sugestão é aprofundar as discussões da Reforma Tributária, em que “o ICMS pode e deve ser debatido, a exemplo dos demais tributos”. O texto coletivo diz ainda que, segundo a Constituição, “não cabe à esfera federal estabelecer tributação sobre consumo”, pois seria uma atribuição dos estados.
Por isso, os mandatários estaduais dizem que o governo federal “pode e deve imediatamente abrir mão das receitas de PIS, COFINS e CIDE, advindas de operações com combustíveis”.
Leia a íntegra da carta dos governadores:
Posicionamento de vinte e três governadores em relação ao ICMS sobre combustíveis
Os Governadores dos Estados têm enorme interesse em viabilizar a diminuição do preço dos combustíveis. No entanto, o debate acerca de medidas possíveis para o atingimento deste objetivo deve ser feito nos fóruns institucionais adequados e com os estudos técnicos apropriados.
Diante da forma como o tema foi lançado pelo Presidente da República, exclusivamente por intermédio de redes sociais, cumpre aos Governadores esclarecer que:
1 – O ICMS está previsto na Constituição Federal como a principal receita dos Estados para a manutenção de serviços essenciais à população, a exemplo de segurança, saúde e educação.
2 – O ICMS sobre combustíveis deriva da autonomia dos Estados na definição de alíquotas e responde por, em média, 20% do total da arrecadação deste imposto nas unidades da Federação. Lembramos que 25% do ICMS é repassado aos municípios.
3 – Segundo o pacto federativo constante da Constituição Federal, não cabe à esfera federal estabelecer tributação sobre consumo. Diante do impacto de cerca de 15% no preço final do combustível ao consumidor, consideramos que o governo federal pode e deve imediatamente abrir mão das receitas de PIS, COFINS e CIDE, advindas de operações com combustíveis.
4 – O governo federal controla os preços nas refinarias e obtém dividendos com sua participação indireta no mercado de petróleo – motivo pelo qual se faz necessário que o governo federal explique e reveja a política de preços praticada pela Petrobras.
5 – Os Estados defendem a realização de uma reforma tributária que beneficie a sociedade e respeite o pacto federativo. No âmbito da reforma tributária, o ICMS pode e deve ser debatido, a exemplo dos demais tributos.
6 – Nos últimos anos, a União vem ampliando sua participação frente aos Estados no total da arrecadação nacional de impostos e impondo novas despesas, comprimindo qualquer margem fiscal nos entes federativos.
Os Governadores dos Estados clamam por um debate responsável acerca do tema e reiteram a disponibilidade para, nos fóruns apropriados, debater e construir soluções.
Brasília, 3 de fevereiro de 2019.
SP sim
RJ sim
MA sim
AP sim
PI sim
SE sim
ES sim
BA sim
RS sim
MT sim
PA sim
SC sim
PR sim
AL sim
MS sim
RN sim
PE sim
RR Sim
CE sim
AM sim
MG sim
PB sim
DF sim
Via O Globo

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS