Rainha do Pajeú, a grande Barragem do Rosário volta a sangrar no município de Iguaracy.


Rainha do Pajeú, a grande Barragem do Rosário volta a sangrar no município de Iguaracy.

Após 5 anos de colapso total, a grande Barragem do Rosário localizada no município de Iguaracy, no Alto Sertão do Pajeú, voltou a sangrar. O feito aconteceu neste último domingo, dia 22 de março de 2020, por volta das 18h. A barragem tem capacidade para 35 milhões de metros cúbicos. As imagens aéreas e inéditas, foram realizadas Bruno Lopes.
Nomeada por mim merecidamente no título desta matéria como a "Rainha do Pajeu", a barragem foi quem "salvou" uma grande população da escassez total e entrou em colapso justamente na época em que a região felizmente já começava a ser abastecida pela Adutora do Pajeú.
Antes de seu colapso total, a barragem foi quem vinha abastecendo municípios vizinhos a exemplo de Ingazeira, São José do Egito e Tuparetama. Também abasteceu por muito tempo o abatedouro de Afogados da Ingazeira que diariamente consumia uma grande quantidade de água. Outras localidades também foram beneficiadas com as águas do seu reservatório. Diariamente, pipas e até caminhões bi-trens disputavam cada gota do precioso líquido.
Muitos curiosos foram ver a barragem sangrando, mesmo com a proibição de aglomerações por conta do COVID-19. No vídeo abaixo, é possível admirar o espetáculo da barragem em sua totalidade máxima:
São 12 anos que a Rosário não sangrava. Em sua historia sangrou apenas nos anos de 2004 e 2008. As águas descem para a barragem de Brotas em Afogados da Ingazeira que já vem sangrando desde a semana passada.
(Imagens de Bruno Lopes)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS