https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Máscara induz criação de anticorpos contra Covid-19, dizem pesquisadores

Seja de tecido ou descartável, a máscara se tornou item essencial nos últimos meses como parte da proteção contra a infecção do novo Coronavírus. Em nota publicada na última semana na revista científica The New England Journal of Medicin, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugerem que ela também contribui para a produção de anticorpos contra Covid-19.
A justificativa é que a barreira criada pela máscara não garante a proteção total contra o vírus, mas reduz a exposição das pessoas à ele e, consequentemente, à carga viral, responsável pela gravidade da doença. Com menos contato com o patógeno, aumentariam os casos de pessoas assintomáticas que não evoluiriam para um quadro grave e mesmo assim produziriam os anticorpos para a proteção contra o Sars-CoV-2, sugerem os especialistas.
“Se esta teoria for confirmada, o mascaramento de toda a população, seja com itens de tecido ou descartáveis, pode contribuir para aumentar a proporção de infecções por Sars-CoV-2 que são assintomáticas”, escreveram.