https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Passagem de meteoro impressiona moradores de várias cidades do interior da BA: Assista

Moradores de Mutuípe, Ubaíra, Ituberá, Pratigi e outros municípios da região do Baixo Sul baiano foram surpreendidos com um forte clarão no céu acompanhado de uma explosão na noite desta segunda-feira (26). O fenômeno se tratou de um meteoro brilhante registrado pelo Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).
Câmeras nas cidades de Ipirá e Itaberaba capturaram o acontecimento. Os baianos se manifestaram nas redes sociais e em Whatsapp impressionados com a magnitude do meteoro pelo estrondo acompanhado da luz e até mesmo tremor de terra.
“Aqui deu um estrondo medonho, um negócio parecendo que tava caindo do céu brabo, disseram que foi lá pelo lado de Ituberá e deve ter sido mesmo”, relatou uma mulher no Whatsapp.
“A gente estava dormindo aqui no Pratigi, parecia algo que estava arrombando a porta, fomos todos para o meio da rua, um outro rapaz do Uruguai falando que viu uma bola de fogo”, disse uma turista do Rio de Janeiro hospedada na praia de Pratigi.
Um morador de Ituberá até chegou a pensar que o fenômeno se trata de um objeto não identificado “caído do céu”. 

Conforme apurado pelo Correio*, o observatório concluiu que a trajetória (ainda preliminar) do meteoro correu do Leste para o Oeste, surgindo às 21h29 a cerca de 5 km acima de Taperoá, seguindo até cerca de 10 km de altitude sobre Burietá.