24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose.


24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, a data foi uma homenagem aos 100 anos da descoberta do bacilo causador da tuberculose pelo Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença.
Fique atento aos sinais e sintomas da doença. Ao perceber uma tosse por mais de 3 semanas com presença de secreção, perda de peso e cansaço, procure uma Unidade de Saúde mais próxima de você.
....
O QUE É TUBERCULOSE?
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as Membranas que envolvem o cérebro).
COMO SE PREVINE A TUBERCULOSE?
Evite ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por essa vacina.
COMO SE TRATA A TUBERCULOSE?
Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames.
COMO SE PEGA A TUBERCULOSE?
A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.
COMO SE SABE SE ALGUÉM ESTÁ COM TUBERCULOSE?
Se você está com tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose.
ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?
Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
NÃO ESQUEÇA
Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose.
A tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses.
O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros Não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.
Se estiver tossindo a mais de 2 semanas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Secretaria Municipal de Saúde de Iguaracy.
Mais trabalho, mais conquistas para a Saúde do nosso município.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS