INSS vai retomar bloqueio de benefícios de quem não fizer prova de vida


INSS vai retomar bloqueio de benefícios de quem não fizer prova de vida

Suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, o bloqueio do benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de realização da prova de vida será retomada pelo órgão. A medida foi anunciada por meio da Portaria Normativa nº 1.299 de 12 de maio e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13).
Os bloqueios serão retomados a partir do dia 1º de junho, então é preciso ficar atento para os meses de vencimento da prova de vida para evitar a suspensão do benefício. A comprovação de vida deve ser feita anualmente de acordo com o calendário do INSS.
A suspensão começará a ser feitas para o caso de benefícios com vencimento da prova de vida no mês de maio de 2021. Esse grupo será selecionado para integrar a primeira etapa de prova de vida por meio de biometria facial.
Os aposentados e pensionistas desse grupo poderão fazer a prova de vida por meio da biometria facial nos aplicativos do “Meu INSS” e “Meu gov.br” ou na agência bancária onde recebem o benefício.
No caso do Meu INSS, o segurado pode realizar a prova de vida se possuir cadastro da biometria facial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso ele não possua biometria cadastrada, deverá comparecer à sua agência bancária com documento de identificação com foto.
A partir de junho, o bloqueio do restante dos benefícios que estiverem com a prova de vida pendente será feito de forma escalonada.
Veja o cronograma de bloqueios
VENCIMENTO DA COMPROVAÇÃO DE VIDA               MÊS DO BLOQUEIO
MARÇO E ABRIL/2020                                                         JUNHO/2021
MAIO E JUNHO/2020                                                           JULHO/2021
JULHO E AGOSTO/2020                                                      AGOSTO/2021
SETEMBRO E OUTUBRO/2020                                           SETEMBRO/2021
NOVEMBRO E DEZEMBRO/2020                                       OUTUBRO/2021
JANEIRO E FEVEREIRO/2021                                             NOVEMBRO/2021
MARÇO E ABRIL/2021                                                         DEZEMBRO/2021

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS