Dos 17 municípios do Pajeú, oito estão sem delegados
Trinta e nove municípios do interior de Pernambuco não têm delegados. As delegacias dessas cidades são acumuladas por profissionais de municípios vizinhos que se dividem nos dois postos em dias alternados. Na Região Metropolitana do Recife, o déficit aparece nos postos de delegados-adjuntos e em delegacias que, apesar de criadas no papel, não podem ser abertas por absoluta falta de efetivo.
De acordo com a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), o organograma da Polícia Civil prevê 700 postos de delegado no Estado, mas hoje só 508 profissionais estão na ativa.
O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, admite a veracidade da matéria e diz que o Estado ainda não fez concurso para o preenchimento dessas vagas porque a folha da SDS já está no limite.
Os municípios sem delegado são Cabrobó, Dormentes, Granito, Santa Filomena, Moreilândia e Ipubi (Sertão do Araripe); Terra Nova, Vedejante, Serrita e Salgueiro (Sertão Central); Tacaratu e Itacuruba (Sertão de Itaparica); Santa Terezinha, Tuparetama, Brejinho, Solidão, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde e Calumbi (Sertão do Pajeú).
Mais: Vicência e Macaparana (Mata Norte); Casinhas, Ferreiros, Frei Miguelinho, Caetés, São João, Iati, Calçado, Lagoa do Ouro e Terezinha (Agreste); Quipapá, Xexéu e São Benedito do Sul (Mata Sul); Betânia (Sertão do Moxotó); Pedra e Manari (Sertão de Arcoverde).
Postado por CAUÊ RODRIGUES