Com expectativa de vida de aproximadamente 30 anos, a serpente recordista pesa entre 30 a 90 kg, mas é capaz de atingir até 250kg. Sua mordida não é venenosa, mas às vezes causa infecções.
A cobra é carnívora e se alimenta de mamíferos como capivaras, veados, cutias, podendo ainda matar um jacaré ou um ser humano por asfixia. Na época da reprodução, período que fica mais agressiva, é capaz de comer um dos machos da espécie.
Quando a anaconda apanha a presa, tenta levá-la para a água e matá-la por afogamento. Caso não pode fugir a um ataque, morde para se defender. Originária do Pantanal, a cobra gosta de ambiente semi-aquáticos e habita nas regiões tropicais da América do Sul, no leste dos Andes e principalmente na bacia Amazônica e nas Guianas.
No Brasil existem três espécies de anaconda. A amarela, que tem o nome científico Eunectes notaeus, vive no Pantanal. Chamada cientificamente de Eunectes murinus, a verde é encontrada nas áreas alagadas do Cerrado e da Amazônia. Já a malhada, que se apresenta como Eunectes deschauenseei, existe somente na ilha de Marajó, no Pará.