Fotos Sérgio Coelho
Na última sexta-feira, apareceu no céu do sertão do Pajeú um rastro de fumaça deixado por aviões e que deixou o povo intrigado, alguns blogs como o do Secretário do Povo e o de Itamar França também andaram noticiando e o nosso Blog Tv Web Sertão registrou o acontecimento através de fotografias, veja as imagens.O Blogueiro Evandro Lira questinou da seguinte forma: Seria isto o famoso "rastro químico" que é tido como uma conspiração contra a humanidade, onde os grandes laboratórios pulverizam regiões para produzir doenças, onde eles mesmos tem a cura? É algo a ser investigado, eu pelo menos acho estranho, inclusive quando se fala na condensação do ar para despistar qualquer discussão e fragilizar as investigações.
"A teoria da conspiração sobre a chemtrail (do inglês, chemical trail: 'trilha química') sustenta que os rastros deixados por alguns aviões são na verdade agentes químicos ou biológicos, deliberadamente pulverizados a grandes altitudes, com propósitos desconhecidos do público, causando danos à saúde da população. Versões da teoria da conspiração da chemtrail circulam na Internet, e programas de rádio dizem que a atividade é dirigida por funcionários dos governos.
Já o amigo Itamar França, em sua irreverente maneira nordestina de escrever, fez o seguinte comentário sobre o acontecimento: "Uma reca de curiosos parou nas principais ruas de Afogados da Ingazeira para espiar uma trilha de fumaça subindo de céu a dentro, na tarde desta sexta-feira, 16. Teve um caba que vinha empurrando o danado de um carrinho de picolé cum os ói apontado para o fenômeno, quando de repente levou uma topada cachorra da molesta. Na hora meu véi, caiu o tampão de couro da cabeça do dedão do pé, a bicha arregaçou, chega o vremeão cintilante muiou o pitoco da chinela".
Estudos indicam que a duração de cada trilha destas deixadas pelos aviões depende da temperatura e da força dos ventos no local, quando a umidade do ar está alta, a chance das trilhas permanecerem por mais tempo aumenta. Esses rastros são deixados pelo resfriamento do vapor de água que sai dos exaustores dos aviões e são vistas quando as aeronaves estão acima dos 26 mil pés (8 mil metros de altura) e depende muito se a temperatura externa estiver abaixo de -40 ºC.
Veja mais sobre a teoria da conspiração (chemtrai)
Citando o documento Weather as a Force Multiplier: Owning the Weather in 2025, que sugere que a Força Aérea dos Estados Unidos está conduzindo experimentos de mudança do tempo. De fato, esse documento fazia parte de um trabalho acadêmico que consistia em delinear uma estratégia de uso de um futuro sistema de mudança do tempo, com objetivos militares.
A existência de chemtrails tem sido repetidamente negada pelas agências governamentais e por cientistas de todo o mundo. A Força Aérea dos Estados Unidos afirma que a teoria é um embuste "que tem sido investigado e refutado por muitas universidades credenciadas, organizações científicas e principais publicações da mídia".
O Departamento Britânico para o Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais afirmou que chemtrails "não são fenômenos reconhecidos cientificamente". O Líder do governo da Câmara dos Comuns do Canadá declarou que "o termo chemtrails é uma expressão popular, e não há provas científicas para apoiar a sua existência."
Trilhas que seriam compatíveis com as chemtrails, segundo os adeptos desta teoria.
O termo chemtrail não se refere a formas comuns de pulverização aérea, tais como a de uso agrícola, a semeadura de nuvens ou o combate aéreo de incêndios. O termo refere-se especificamente a trilhas aéreas decorrentes do lançamento sistemático, em grande altitude, de substâncias químicas não encontradas nas trilhas de condensação (em inglês, contrails), resultando no aparecimento de faixas não usuais no céu.
Os adeptos dessa teoria especulam que as finalidades da liberação de produtos químicos poderiam ser: escurecimento global, controle populacional, controle do tempo ou guerra biológica, e essas trilhas estariam causando doenças respiratórias e outros problemas de saúde."
Do Wikipedia.org