Com o objetivo de orientar os pais de alunos da Escola Elpídio Leandro da Silva, sobre os seus direitos e deveres e criação de filhos, o Conselho Tutelar de Iguaracy, por meio dos conselheiros Sérgio Coelho e Iranildo Silva, realizou na última sexta-feira (22) uma palestra educativa na instituição de ensino da localidade do Sítio Juá. O encontro reuniu pais e professores e foi muito proveitoso.
O conselho tutelar tem cinco membros que são eleitos pela comunidade. Contudo, ele só deve ser acionado pela escola quando estiverem esgotados todos os recursos ao alcance dos gestores e professores: conversar com o aluno e, se necessário, visitar a família. Só quando os responsáveis apresentam resistência ou são eles próprios os causadores do problema (como acontece nos casos de violência doméstica, negligência, trabalho infantil, violência sexual, etc..) é que o conselho tutelar vai entrar em ação.
“O Conselho Tutelar está sempre em busca de garantir os Direitos da Criança e do Adolescente, por isso procura somar com os professores e com os pais que se preocupam com seus filhos! Não podemos esquecer que é DEVER de todos assegurar os Direitos das crianças e dos adolescentes, sempre que seus Direitos forem violados” disse o conselheiro Iranildo.
“É sempre positivo e vantajoso quando mesmo sem haver problemas sérios registrados, os conselheiros sejam convidados para promoverem palestras educativas com os pais e mestres. Quanto mais a escola buscar esta interação em busca de um trabalho preventivo, menos casos irão ocorrer e mais sólida será a rede de proteção da criança e do adolescente”, afirma o conselheiro Sérgio Coelho.