CHEGOU A HORA DA VERDADE: Barragem do Rosário em momentos finais com água


CHEGOU A HORA DA VERDADE: Barragem do Rosário em momentos finais com água

O Prefeito de Iguaracy Francisco Dessoles Monteiro, no programa Debate das Dez da Rádio Pajeú de hoje, disse que algumas pessoas desinformadas andam colocando a culpa nele como gestor, mas realçou que quisera ele ter o poder de tomar decisões em relação à Barragem do Rosário, disse que não tem controle porque é um manancial federal, onde um simples prefeito nada pode fazer. Disse que se tivesse esse poder, teria tomado providencias bem antes, citando ainda, que o racionamento colocado pela COMPESA chegou um pouco tarde, disse que até onde pôde fazer, isso fez, que apelou diversas vezes junto ao órgão, em relação ao abastecimento de outros municípios, e que teve a garantia que a água estava servindo a São José do Egito no menor volume possível.
O prefeito disse que tem a consciência tranquila, que tem batalhado nesta questão a mais de dois anos onde foram feitas diversas audiências públicas, mobilizações, disse que está solidário com a população e buscando meios para amenizar a situação. Disse que tem feito a sua parte, tem se oferecido para fazer parceria com a COMPESA e que nas reuniões dos órgãos que participa tem buscado trabalhar esta problemática através de uma pauta permanente envolvendo diversos atores, e disse ainda que esta crise vai servir como experiência para enfrentamento de momentos como este no futuro.

Outros blogs da região estiveram repercutindo a entrevista do prefeito, veja: 

Afogados On-Line
O prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles, disse que a situação sobre o abastecimento d'água é a jamais vista no município. Com a Barragem do Rosário operando abaixo do volume morto e com um rodízio de 3 dias com água e 4 sem, a situação tende a ficar pior. Dessoles disse que em uma outra ocasião quando o Rosário chegou a ficar quase sem água, o município tinha outras alternativas para se buscar água, diferente do momento atual onde não se tem.
De acordo com o prefeito o que poderá minimizar a situação do município de Iguaracy será com a chegada da adutora em São José do Egito, onde a tubulação que serviu para levar água do Rosário, possa enviar de volta. Ainda segundo o prefeito, já há um estudo para que se possa tornar isso possível. Dessoles alertou a população para que todos estejam preparados, pois o município passará a ser abastecido através de carros-pipa. "A gente vai enfrentar um período difícil, nós lutamos muito junto com a população para que esse momento fosse adiado, mas chegou a hora da verdade", disse.

Nill Júnior:
O gestor (Dessoles) falou da crise hídrica que aflige a cidade e disse que está lutando para agilizar a alternativa mais imediata para salvar a distribuição de água na cidade: a ligação da Adutora do Pajeú no trecho até São José do Egito ao sistema Rosário, construído em 2013 para socorrer São José do racionamento. Essa mesma adutora é que, para socorrer os outros municípios, agilizou o colapso total da Barragem. “Desde que Rosário foi construída não vimos situação como essa, revelou”.
Dessoles também afirmou que não é fácil administrar uma cidade como Iguaracy em meio à crise econômica e hídrica, mas defendeu que cada um deve fazer sua parte. Ele respondeu pergunta sobre poço da Codevasf instalado na residência da professora Edleuza Santana às margens da PE 292. A queixa foi de que, dentro do imóvel, há dificuldade de acesso para os moradores do entorno. “Foi erro e pressa da Codevasf em fazer do modo mais cômodo. Mas o acesso à água ficará fora do imóvel, conforme conversado com a professora”.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.