Ciência avança e vírus da Aids poderá ser controlado em alguns anos, aponta pesquisa


Ciência avança e vírus da Aids poderá ser controlado em alguns anos, aponta pesquisa

A luta contra a Aids poderá, nos próximos anos, passar por uma evolução gigantesca. De acordo com um estudo realizado na Alemanha, a doença poderá passar a ser combatida com remédios que só precisarão ser ministrados em intervalos mensais. Atualmente, o vírus HIV é combatido com doses diárias.
“Não sei se conseguiremos, algum dia, curar a infecção, mas penso que, no futuro, seremos capazes de controlar o vírus sem ter que tomar drogas diariamente. Estão surgindo drogas de longa duração, que só precisar ser tomadas em intervalos de meses. Isso será importante demais na África, por exemplo, onde pessoas não tem condições de ir com frequência às clínicas”, afirma Frank Kirchhoff, condutor do estudo.
Para chegar à conclusão, o especialistas fez parte de uma equipe que estudou a doença desde seus primórdios. Segundo os dados, a pandemia de Aids, que atualmente atinge ao menos 35 milhões de pessoas do mundo, está relacionada a apenas um grupo viral específico, o HIV-1 M. Esse vírus teria surgido ao sul de Camarões, na África, há cerca de 10 mil anos.
Sabendo o tipo de vírus que mais afeta os seres humanos, cientistas afirmam que poderão focar esforços no combate da doença. Por conta disso, a expectativa é que o maior controle da Aids seja uma realidade em poucos anos — fruto da junção de diversos estudos feitos em todo o mundo ao longo das últimas décadas.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.