ASSOCIAÇÃO BEM VIVER – DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Uma luta diária capitaneada pelo presidente João Amaral, no apoio aos portadores de necessidades especiais e famílias de Iguaracy


ASSOCIAÇÃO BEM VIVER – DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Uma luta diária capitaneada pelo presidente João Amaral, no apoio aos portadores de necessidades especiais e famílias de Iguaracy

IGUARACY (PE)Fundada oficialmente em 30 de janeiro de 2013, a Associação Bem Viver – Das Pessoas com Deficiência de Iguaracy, tem trabalhando de forma constante na luta pelos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Sob a coordenação do presidente, João Amaral, e de sua equipe gestora, a organização trabalha a mais de 10 anos no Município, somando o período de informalidade, e possui atualmente 74 associados.
Em entrevista ao Blog, João Amaral falou do propósito social do órgão. “A Bem Viver não é uma associação política. O nosso propósito é unir as pessoas que necessitam de apoio social. Estamos provocando as discussões para poder formar um trabalho que melhore cada vez mais a vida das pessoas com deficiência de Iguaracy. É muito importante a participação da população em geral, não só aquelas diretamente ligadas às pessoas com deficiência, mas também aqueles que estão e sensíveis à causa. É dever dos poderes públicos e da sociedade dar apoio a estas famílias, até mesmo no combate a discriminação o preconceito”, disse.
Em visita a Câmara Municipal de Vereadores, na última Sessão Ordinária, o presidente, mais uma vez, pediu o apoio dos vereadores. Ele apresentou cópia do requerimento entregue ao Governador, onde está tentando, com o apoio da Câmara, pleitear um terreno para construção da sede da associação no Município. A sede, que atualmente funciona praticamente na residência do mesmo, possibilitará uma melhor condição de atendimento aos associados.

Outro fator importante desta luta está no DECRETO Nº 50.517, DE 02 DE MAIO DE 1961, que regulamenta a Lei nº 91 de 1935, da Presidência da República, que dispõe sobre a declaração de utilidade pública. Esse decreto, em seu artigo 1°, diz: “As sociedades civis, associações e fundações, constituídas no país, que sirvam desinteressadamente à coletividade, poderão ser declaradas de utilidade pública, a pedido ou " ex-oficio ", mediante decreto do Presidente da República”. Segundo João Amaral, o cumprimento do decreto está também nas reivindicações da Bem Viver. “Estamos na luta pela lei de utilidade pública para certificar que estamos trabalhando sem fins lucrativos, apenas para fins sociais. Nosso trabalho é unir as famílias para que eles possam acreditar e melhorar a vida dos filhos”, disse.
Elídio Rodrigues (Tocando Violão) é um exemplo de superação. O talentoso artista iguaraciense é deficiente visual.
De acordo com o IBGE, são mais de três mil pessoas com deficiência no Município. Desse número, 1626 são casos mais complexos, a exemplo dos cadeirantes e pessoas com deficiência mental. Por esse motivo, o representante da associação faz um apelo à comunidade. “É importante que as pessoas se associem, mesmo que não possam contribuir, é importante porque quanto mais membros estiverem cadastrados, maiores são as chances de conquistarmos benefícios para todos”.
De forma geral, as organizações de pessoas com deficiência são aquelas criadas, geridas e integradas por pessoas com deficiência, senão na integralidade de seu quadro, pelo menos na maioria dele. São administradas por membros ligados direta, ou indiretamente aos deficientes. Este gesto, vindo de pessoas sensíveis a causa da pessoa com deficiência, nos enche de esperanças por dias melhores, pois assim, estamos proporcionando uma mudança em nosso meio, em nossa sociedade, transformando a realidade, e sobretudo, garantindo melhorias na qualidade de vida das pessoas, principalmente o seu direito de ir e vir. (Por Bruno Júnior)
SE VOCÊ CONHECE UMA PESSOA DEFICIENTE, QUE AINDA NÃO FAZ PARTE DA BEM VIVER, LEVE ESTA INFORMAÇÃO. PARA SE TORNAR MEMBRO É MUITO SIMPLES. BASTA PROCURAR A SEDE DA ORGANIZAÇÃO E APRESENTAR OS DOCUMENTOS PESSOAIS:

*Endereço: Rua Baterista Júnior Brown, n° 93.

*Telefones: (87) 38371273 / (87) 988024706 / (87) 988124479

*Documentação necessária: CPF, RG, Cartão do SUS, Comprovante de residência e 2 fotos 3x4. Obs: São documentos pessoais do deficiente e do responsável.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.