Inicialmente foi perfurado um poço artesiano dentro da área urbana, próximo a Lavanderia Pública. O poço apresentou bom volume de água, mas ainda deve passar por teste de vasão para obter um número preciso.
A novidade atraiu muitos curiosos no local que aprovaram a iniciativa
O Secretário de Agricultura, Mário Gonçalves (Marinho), acompanhou os trabalhos de perfuração, mostrando-se confiante no sucesso da iniciativa. Em contato com a redação, marinho informou que trabalha em conjunto com a Secretaria de Obras, fazendo todos os esforços necessários e dando total apoio. “Esse poço perfurado na sede não tem capacidade de abastecer toda à cidade por si só. Ele vai ajudar no abastecimento da sede porque é bem centralizado ali próximo à lavanderia, podendo ajudar o pessoal do bairro do campo e das ruas próximas. O poço tem uma vasão boa de água, estima-se 3mil litros por hora. Serão perfurados poços em todo o Município, inclusive na região do distrito de Jabitacá. Nós queremos e vamos continuar trabalhando para diminuir o sofrimento da nossa população”, falou. Com relação ao poço do sítio Barro Doce, o secretário informou que está contatando o gerente regional da Compesa, Sérgio Bruno, para que a companhia se posicione com relação à instalação e o processo de condução da água para a adutora do Rosário. O prefeito Francisco Dessoles está otimista com a novidade. Em conversa com a redação, ele assegurou que haverá a perfuração de 15 poços para o atendimento emergencial da população. Ainda não é possível fazer uma previsão exata de onde os poços serão implantados, pois depende de estudos técnicos feitos por geólogos. A prioridade é o abastecimento humano, especialmente na zona rural, ainda mais castigada.
Destaque também para o poço amazonas existente próximo a estação da Rede Ferroviária, que foi revitalizado pela Secretaria de Agricultura esta semana. No local foi realizada uma limpeza emergencial do cacimbão. O poço, implantado há vários anos no local, voltará a abastecer a caixa de água do conhecido chafariz do bairro do campo.
Estima-se que, 98% da água doce existente no Planeta Terra se encontram na parte subterrânea. Daí a importância de se investir na perfuração de poços com característica profunda. Com esta ação, o objetivo é amenizar o drama vivido pelos iguaracienses no período de seca. Uma triste realidade, que não é mais exclusividade do Nordeste Brasileiro, mas também uma dificuldade de quase todo o país. (Bruno Júnior)
Para quem reside nas proximidades da Lavanderia Pública, ou necessite buscar água no local, está a disposição uma torneira na parte externa do prédio.