Bairro do Campo
Em mais uma ação, o Governo Municipal de Iguaracy mostra que não está de braços cruzados diante da crise de recursos hídricos. A prefeitura implantou caixas d’água em todos os bairros da cidade e está disponibilizando, periodicamente, veículos e pessoal para garantir o abastecimento desses reservatórios.
Bairro Frei Damião
Todas as famílias, de acordo com o decreto que regulamenta o uso da água como bem de utilidade pública, visando defender os poucos recursos hídricos existentes, tem direito de usufruir da nova alternativa. A prioridade é o abastecimento humano, e a população deve ficar atenta também aos aproveitadores que utilizam o bem público para obter lucros com a venda ilegal. Caso ocorra, denuncie.
Bairro São Sebastião
A ação emergencial visa amenizar as consequências do colapso total da barragem do Rosário, que assola a população de Iguaracy e cidades vizinhas.
Os reservatórios possuem de 5 a 10 mil litros de capacidade.
O abastecimento por parte da Compesa segue bastante precário. Em função do racionamento estendido, muitas famílias, especialmente as mais carentes, não conseguem reservar água suficiente e, muitas vezes, encontra nessa alternativa a chance de sobrevivência.
Reservatório do bairro Cohab
No bairro da Cohab foi recuperada a antiga caixa d'água fixa da comunidade. Foram necessárias obras de interligação de um poço existente na fazenda experimental do estado, através de um sistema de tubulação. A comunidade já se beneficia da ação.
A população também conta com um poço artesiano existente na fazenda experimetal do estado. O poço, que possui vasão 9 mil litros de água por hora, está a disposição para aqueles que puderem se dirigir até o local. Cada pessoa têm direito a 1000 litros de água por dia.
Poço artesiano da fazenda experimetal
Nos últimos dias a Compesa divulgou a previsão de abastecimento. De acordo com a companhia, a diferença no número de dias com abastecimento deve-se ao grau de dificuldade de cada setor (numero de ligações, altitude, diâmetro da rede e etc). O rodízio pré-disposto, onde a cidade foi dividida em cinco setores, poderá sofrer alterações caso haja problemas com carros pipas, problemas mecânicos, falta de energia, entre outros. Por esse motivo a prefeitura está trabalhando e buscando todas as alternativas possíveis para garantir água para população.
No local, um funcionário está a disposição para atender. O horário de funcionamento do poço é das 7h às 17h.