A partir de 2001, aos poucos Iguaracy e seus distritos foram tomando uma nova forma, começou a crescer e a se desenvolver; prédios públicos antes em ruínas, foram reformados, ampliados e modernizados; esgotos a céu aberto foram desaparecendo e dando lugar as ruas calçadas e saneadas; os lixões por trás das ruas foram removidos; animais soltos foram recolhidos; a cidade começou a ter um brilho diferente, começou a nos dar orgulho...
Literalmente Iguaracy começou a “esticar” com a vinda do CEMUPI, Quadra Poliesportiva e Campo de Futebol; Iguaracy começou a ficar mais bela, foi revestida de uma nova arborização; uma nova frota de veículos desde ambulâncias a máquinas pesadas começaram a circular pelas ruas da cidade, o desenvolvimento em fim chegou!
Foram feitas melhorias na iluminação da cidade; vieram novas praças, a que foi construída em Jabitacá, é de dar inveja a Iguaracy, indiscutivelmente é tida como umas das mais bonitas do interior de Pernambuco; grandes ampliações foram realizadas nas unidades educacionais e de saúde, mais médicos, construção de vários PSF’s, um Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o maior do Pajeú, um centro de epidemiologia e vigilância sanitária para controle de endemias e agora foram construídas duas grande UBS’s para melhor atender a população.
Iguaracy começou a contratar mais funcionários e profissionais qualificados em todas as áreas; a população começa a crescer com a vinda de pessoas atraídas por esta nova Iguaracy e que vieram residir na cidade.
O homem do campo antes esquecido começou a ser visto e lembrado, os poços artesianos que foram perfurados de 2001 pra cá, são em número muito maior do que juntando todos os anos de história de Iguaracy, trazendo água e prosperidade, melhorando a qualidade de vida do homem do campo e garantindo a sua subsistência; as estradas rurais são cerca de duas vezes por anos restauradas e hoje, andar pelo município já não é mais um transtorno como antigamente.
Os eventos festivos começaram a contar com grandes palcos armados em praça pública, bandas e artistas famosos antes nunca vistos começaram a prestigiar os eventos, tudo com os pés no chão, de olho no futuro e de acordo com as possibilidades, ornamentação, equipes de apoio, seguranças particulares e toda infraestrutura desde banheiros químicos e barracas modernizadas começaram a ser providenciados.
Iguaracy agora conta com um moderno prédio que serve como almoxarifado e arquivo morto onde se guarda as documentações importantes do município e de seus servidores, nas proximidades, o mercado público dará lugar a um belo centro comercial e de artesanato e isso chamará a atenção de todos os que passarem pela nossa cidade; praça de alimentação, pátio de evento, e um grande e moderno colégio municipal são aguardados para o futuro.
O distrito de Irajaí, quem te viu, quem te vê: telefonia móvel, prédios públicos restaurados, água de boa qualidade e de graça, PSF, escritório distrital, e, entre tantas aquisições, uma quadra para jovens e adultos saírem da ociosidade através da prática de esporte; e falando nisso, novas quadras esportivas já estão sendo planejadas para a comunidade do Picos e da Caatingueira.
Uma das grandes conquistas por intermédio da administração deste forasteiro, foi a tão sonhada adequação ao salário mínimo e os pagamentos feitos em dia aos seus servidores, isso fez com que os funcionários, antes com fama de mal pagadores, conquistassem crediário aberto nos comércios da cidade e da região.
Tudo isso, retrata Iguaracy do ontem e do hoje! E o futuro está em nossas mãos.

No dia 12 de dezembro de 2013, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Iguaracy, Dessoles finalmente recebe o título de cidadão Iguaraciense. Uma Justa homenagem a alguém que fez tanto por esta terra.
Por Sérgio Coelho de Freitas,
Filho natural da terra, blogueiro e atual conselheiro tutelar de Iguaracy