Apesar da dependência do Brasil do modal rodoviário, as rodovias que cortam o país estão longe de serem adequadas. As falhas na estrutura são conhecidas e há muito tempo deixadas de lado. Ou melhor, parecem não ser prioridade do governo. Para modernizar a infraestrutura do país, é necessário investir 4% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano por 25 anos, o que representa um aumento de 80% em relação à taxa anual média de 2% investida no setor nos últimos anos. Os cálculos constam na série Panorama Brasil, da consultoria Oliver Wyman, que compara o Brasil com seus vizinhos na América Latina e com seus pares emergentes, como Índia e China.
“A precariedade de infraestrutura no país está diretamente ligada ao baixo investimento no setor. O investimento em infraestrutura atingiu o pico nos anos 70 como parte do projeto de modernização do governo com taxas médias anuais atingindo quase 7% do PIB à época. Desde 1980, no entanto, as taxas de investimento diminuíram devido a problemas fiscais e crises econômicas”, enfatiza um trecho do estudo.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES
Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo.
Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.