Segundo o edital do certame, para concorrer a uma das vagas é necessário ter entre 17 e 25 anos completados até 31 de dezembro de 2021 e o curso técnico de nível médio na área de atuação escolhida. Ao todo, são 156 vagas distribuídas entre Eletrônica, Administração, Enfermagem, Eletricidade, Informática, Laboratório, Obras, Pavimentação, Radiologia e Topografia. Das vagas abertas, 20% ficam reservadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
Provas: A seleção se dará por meio de provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados, relativos à especialidade a que concorre o candidato, que serão realizadas no dia 26 de abril de 2020. Além disso, haverá outros processos para classificação e eliminação como Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física para Ingresso e Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos.
Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (Jea) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 10 de janeiro de 2021, para habilitação à matrícula no curso.
Após a formatura na instituição de ensino, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (Comaer), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Aeronáutica. (Via: Jc Online - Foto: Sgt Bianca/FAB)