Paulo Câmara aparece entre os dez melhores governadores do país, na lista do Congresso em foco


Paulo Câmara aparece entre os dez melhores governadores do país, na lista do Congresso em foco

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é o mais bem avaliado pelos líderes no Congresso. Esta é a primeira vez que o tucano lidera o ranking feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do Congresso em Foco. Atrás dele vêm Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, Rui Costa (PT), da Bahia, João Doria (PSDB), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás.
Aos 35 anos de idade, o gaúcho, que é o mais jovem governador do país, abriu quatro pontos percentuais sobre Dino, que se revezava com Rui Costa, na primeira colocação em edições anteriores da pesquisa. Eduardo Leite era o quarto mais bem avaliado pelos líderes na pesquisa feita em julho, que tinha a liderança do maranhense. Se tentar renovar o mandato em 2022, Eduardo Leite terá o desafio de superar uma escrita: nunca um governador foi reeleito no Rio Grande do Sul.

Pela primeira vez, o Painel não fez uma pré-seleção dos nomes que deveriam ser avaliados, as respostas foram espontâneas. Sete governadores não foram lembrados pelos entrevistados: Gladson Cameli (PSDB-AC); Waldez Góes (PDT-AP); Wilson Lima (PSC-AM); João Azevedo (PSB-PB); Wilson Witzel (PSC-RJ); Carlos Moisés (PSL-SC); e Belivaldo Chagas (PSD-SE).
A nova onda do Painel do Poder foi feita entre os dias 14 e 20 de setembro. O Painel ouve a cada três meses as principais lideranças do Parlamento, como presidentes de comissões ou frentes parlamentares, líderes de bancada e formadores de opinião na Câmara e no Senado. Foram entrevistados nesta edição 70 deputados e senadores, considerando-se a proporcionalidade de partidos, posicionamento em relação ao governo e distribuição geográfica dos políticos entrevistados.
A pesquisa também ouviu o Congresso sobre a expectativa de aprovação de reformas econômicas. A expectativa dos principais líderes do Congresso sobre os rumos da economia e de outros temas legislativos é um dos destaques da mais recente edição do Farol Político, publicação semanal de análise política do Congresso em Foco, baseada em investigações científicas e apuração jornalística.
Painel do Poder
Produzido com metodologia científica, o Painel do Poder tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. As entrevistas foram feitas pelo Congresso em Foco em parceria com a empresa Demodata.
A pesquisa antecipou em março de 2019, com grande antecedência, o que terminou ocorrendo com a reforma da Previdência: grandes chances de aprovação, ressalvados os pontos que afinal foram retirados do texto enviado pelo Palácio do Planalto. Também indicou que não havia clima para a aprovação de Eduardo Bolsonaro para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (ele desistiu da disputa por falta de apoio) e a exclusão de pontos do chamado pacote anticrime. No site Congresso em Foco

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS