Criança de 4 anos descobre pegada de dinossauro de 220 milhões de anos incrivelmente preservada


Criança de 4 anos descobre pegada de dinossauro de 220 milhões de anos incrivelmente preservada

Pegada de 10 cm de comprimento encontrada perto da Baía de Bendricks, Gales do Sul, 30 de janeiro de 2021. (Créditos: Amgueddfa Cymru/Museu Nacional do País de Gales)

Uma menina de quatro anos surpreendeu os paleontólogos depois de encontrar uma pegada de dinossauro perfeitamente preservada que data de 220 milhões de anos.
Lily Wilder fez a descoberta em 23 de janeiro, enquanto caminhava em uma praia em Gales do Sul com seu pai e cachorro. A família estava a caminho do supermercado quando Wilder viu a pegada gravada em uma pedra.
“[A pegada] estava em uma pedra baixa, na altura dos ombros da Lily, e ela apenas viu e disse, ‘olha, papai'”, disse sua mãe, Sally Wilder, à NBC News. “Ela está muito animada, mas não consegue entender o quão incrível isto é.”
No início, a família pensou que o vestígio, que tem pouco mais de 10 cm de comprimento, havia sido riscado na rocha por um artista.
Mas a mãe Sally estava ciente de que pegadas semelhantes haviam sido encontradas antes ao longo daquela parte da costa, então ela postou sobre a descoberta nas redes sociais.
“Encontrei esta página de identificação de fósseis no Facebook e postei lá e as pessoas ficaram um pouco doidas com aquilo”, disse ela ao Wales Online.Pouco depois, o Museu Nacional do País de Gales entrou em contato com a família Wilder e, desde então, as autoridades recuperaram o fóssil e o colocaram no museu.
Os especialistas acreditam que a pegada foi provavelmente deixada por um dinossauro com cerca de 75 centímetros de altura e 2,5 metros de comprimento e andava sobre as duas patas traseiras.
É impossível identificar exatamente que tipo de dinossauro a deixou, embora os especialistas normalmente classifiquem esse tipo de fóssil como um Grallator.
Cientistas galeses estão chamando a descoberta da garota de “o melhor fóssil de pegada de dinossauro de 215 milhões de anos encontrada na Grã-Bretanha em uma década”, de acordo com o Wales Online.
“É tão perfeito e absolutamente puro. É uma peça maravilhosa”, disse Karl-James Langford, da Archaeology Cymru, de acordo com a Wales Online.
“Eu diria que é internacionalmente importante e é por isso que o museu o adotou imediatamente. […] Eu diria que é a melhor pegada de dinossauro encontrada no Reino Unido nos últimos 10 anos”, acrescentou.
A família diz que o interesse de sua filha por dinossauros aumentou desde a descoberta e que ela está brincando com uma coleção de brinquedos e de modelos de dinossauros.
O Museu Nacional de Cardiff, que atualmente está fechado devido à pandemia da COVID-19, disse que Lily e seus colegas seriam convidados para a exposição assim que eles reabrirem.
“O que é incrível é que, se o nome dela ficar como descobridora no museu, pode ser que seus netos visitem o museu um dia, e suas gerações futuras por anos e anos, o que é incrível”, disse a mãe Sally ao Wales Online.
Por Sophia Ankel
Publicado no Business Insider

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS