Pernambuco deve receber cerca de 118 mil doses da CoronaVac neste fim de semana


Pernambuco deve receber cerca de 118 mil doses da CoronaVac neste fim de semana

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (4), de forma remota, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que há uma expectativa para o recebimento de novas doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Instituto Butantan, neste final de semana.
“A informação passada pela Secretaria de Vigilância em Saúde à Diretoria do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde foi que 2,9 milhões de doses foram entregues ao Ministério da Saúde. E que isso estaria sendo contabilizado para ser feita a distribuição para os estados”, explicou André Longo.
Segundo ele, Pernambuco deve receber algo em torno de 118 mil doses nesse novo lote. “Ainda não é um número exato, uma vez que não foi informado oficialmente (a quantidade entregue pelo Butantan). Há a expectativa que uma parte, em torno de 5%, seja destinado à região Norte, pela condição de colapso. E o restante seja distribuído de forma equitativa de acordo com os grupos prioritários dos estados.”
O gestor já adiantou que esse novo lote será utilizado para ampliar a imunização entre os profissionais de saúde. Até o momento, Pernambuco recebeu duas remessas da vacina Sinovac/Butantan, totalizando 309.360 unidades.
Esse quantitativo dá para imunizar 40% dos trabalhadores de saúde (em torno de 117 mil pessoas entre os mais de 294 mil profissionais), 100% da população indígena aldeada e a totalidade de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco vacinou, até esta quinta-feira, 161.566 pessoas inclusas nesses grupos prioritários da primeira fase da campanha.
Deste total, são 85.471 são trabalhadores da saúde; 22.004 indígenas aldeados; 4.535 idosos que vivem em instituições de longa permanência; 49.240 idosos acima de 85 anos; e 316 pessoas com deficiência que vivem em abrigos.
O Comitê Estadual de Vacinação orientou, em reunião realizada na quarta-feira (3), que a segunda dose da vacina Sinovac/Butantan poderá ser administrada com um intervalo de 21 a 28 dias da primeira aplicação.
Já as 38.400 doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz recebidas pelo Estado cobrirão a primeira dose para 100% dos idosos a partir dos 85 anos. A segunda dose será enviada posteriormente, segundo o Ministério da Saúde.
Fonte: Folha de Pernambuco

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS