Apac emite alerta de chuvas para o Sertão nesta quinta-feira

Chuvas castigaram cidades do Sertão pernambucano nesta quarta-feira (14).
A previsão do tempo da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas) indica pancadas de chuvas com intensidade de moderada a forte, principalmente nas regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão do Pajeú, podendo se estender também para as regiões Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Sertão do Moxotó.
O período em que as chuvas deverão ocorrer será entre a noite desta quarta (14) e ao longo do dia desta quinta-feira (15).
Segundo a Apac, o sistema meteorológico que está atuando é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum de acontecer durante essa época do ano. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil do seu município.
Nesta quarta-feira (14), provocando alagamentos e transformando as ruas em rios, as chuvas causaram prejuízos em algumas cidades do sertão. Em Tuparetama o canal não concluído pela Prefeitura no bairro da Luzia transbordou invadindo casas, destruindo moveis e desabrigando famílias.
Em Arcoverde ruas foram invadidas, casas e lojas atingidas pela força das águas onde até carros foram levados. Em Serra Talhada o centro da cidade foi tomado pelas águas queimando eletrodomésticos e destruindo moveis.
Em Triunfo registrou fortes chuvas na noite desta quarta-feira (14). Imagens que chegaram ao blog mostraram um grande volume de água nas ruas da cidade turística.
As imagens que mais impressionaram mostraram a água passando por cima do paredão do Lago João Barbosa, que fica no centro da cidade. Ruas viraram rios. O município ficou em estado de alerta. Não há informações sobre possíveis desabrigados.
Em Afogados da Ingazeira foram 53 mm. Na zona rural ouvintes do programa Rádio Vivo informaram a ocorrência de chuvas fortes na Inveja de Tabira com 105 mm, Matinha 90 mm, Minador 100 mm, Caldeirão Dantas 85 mm, Encruzilhada 111 mm, Pitombeira de Carnaíba 90 mm, além de encher Riachos como aconteceu no Jiquiri de Afogados. Na vizinha cidade paraibana de Água Branca foram registrados 160 mm, já no sítio Serra foram 200 mm. (Nill Júnior)

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232