PE recebe mais 26.910 doses da Pfizer para vacinar grávidas e puérperas e anuncia distribuição para todo o estado

Pernambuco recebeu, na tarde desta terça (18), mais 26.910 doses da vacina da Pfizer para a vacinação contra a Covid-19. Segundo o governo, o imunizante será para grávidas e puérperas, que são as mães que estão no período pós-parto, em todo os municípios.
Por meio de nota, o governo informou que “decidiu descentralizar a vacinação do imunizante para todas as cidades pernambucanas”.
Até esta terça, esses grupos estavam sendo imunizado em quatro polos regionais montados pelo governo. Recife, Olinda e Jaboatão atenderam o Grande Recife e Zona da Mata.
Caruaru foi a referência para o Agreste, enquanto Serra Talhada e Petrolina eram os pontos de distribuição do Sertão.
As novas doses chegaram às 15h20 ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul.
Após aterrissagem, as doses seguiram para o processo de checagem e armazenamento na sede do Programa Estadual de Imunização, na Zona Norte da cidade.
As doses serão distribuídas para os municípios de acordo com a demanda de cada um, de acordo com o governo.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as vacinas devem seguir nesta quarta (19) para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), de onde são distribuídas para os municípios.
As vacinas, segundo o estado, ficarão armazenadas nas Geres, em freezers que as manterão em temperatura entre – 25°C e – 15°C, podendo permanecer nessa faixa por até 14 dias.
O imunizante poderá ficar armazenado entre 2° C e 8° C, mas somente por, no máximo, 5 dias (período que já está incluso nos 14 dias citados). Após aberto o frasco, com seis doses, deve ser utilizado em um prazo de seis horas.
Também por meio de nota, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que a vacinação das gestantes e puérperas está sendo feita exclusivamente com a vacina da Pfizer.
“Agora, damos mais um passo para diminuir as distâncias e levar o insumo para mais próximo dessas mulheres. O Programa Estadual de Imunização e as Geres continuarão dando o apoio técnico para que os gestores municipais realizem suas ações”, disse.
Fonte: G1PE

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232