Cinco policiais estão entre presos em operação que desvendou desvio de 326 armas de depósito da Polícia Civil de PE


Cinco policiais estão entre presos em operação que desvendou desvio de 326 armas de depósito da Polícia Civil de PE

A operação que cumpriu 18 mandados de prisão, nesta quinta-feira (12), tem relação com o desvio de 326 armas que estavam armazenadas no depósito da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil de Pernambuco, no Recife. Estão entre os presos quatro policiais civis e um militar.
Segundo a corporação, esses armamentos foram comercializados no mercado ilegal por uma organização criminosa da qual eles faziam parte. Entre os policiais civis estão três comissários da Core e outro de uma unidade administrativa da corporação.
Os detalhes sobre a Operação Reverso foram divulgados na tarde desta quinta, horas depois das prisões.
Integrantes da cúpula da Polícia Civil de Pernambuco participaram de coletiva para explicar como a quadrilha atuava e como as armas foram parar no mercado ilegal.
Segundo a polícia, espingardas, revólveres, pistolas e submetralhadoras levadas do depósito da Core eram “oferecidas” no mercado e quem colocasse o melhor preço ficava com elas. A polícia não quis falar em valores estimados para a venda desse equipamento no mercado paralelo.
Na Polícia Civil, a Core é responsável por dar apoio operacional a delegacias, proteger autoridades ameaçadas e oferecer treinamento a policiais para o uso de armas. Outra função é a guarda de armamento usado pelos policiais ou apreendido com criminosos.
A Operação Reverso começou as investigações em janeiro de 2021, logo após o “sumiço” das armas. Ela também cumpriu 22 mandados de busca e apreensão, sendo um deles no Pará.
Ainda de acordo com o G1 PE, a ação investigou crimes de peculato (desvio de dinheiro público), corrupção e comércio ilegal de arma de fogo, além de formação de organização criminosa. Os mandados são cumpridos pela 18ª Vara Criminal da Capital. A Justiça também determinou o bloqueio de bens das pessoas envolvidas no esquema criminoso.
“O gestor da Core passou a inventariar todos os bens e foi constatado o desaparecimento de algumas armas de fogo. Determinamos a interdição da armaria, o afastamento especial dos policiais que ali estavam”, afirmou o delegado Nehemias Falcão, chefe da Polícia Civil.
Na operação desta quinta, um PM foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Pagou fiança e acabou sendo liberado. (G1 - Globo)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS