Policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras acopladas às fardas


Policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras acopladas às fardas

Para evitar possíveis excessos em abordagens e garantir mais segurança, policiais militares de Pernambuco, finalmente, vão passar a usar câmeras acopladas ao fardamento. A expectativa é de que, já a partir de dezembro deste ano, a corporação passe a utilizar o equipamento conhecido como bodycams.
O assunto, que ainda está sendo tratado sob sigilo pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foi discutido nesta semana durante reunião do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Rinaldo Jorge, com o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e também com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana.
Foi definido que uma comissão, com participação de representantes do Ministério Público, irá acompanhar a implementação e funcionamento das câmeras junto aos policiais. Também já está decidido que os PMs do 17º Batalhão (com sede no município de Paulista, no Grande Recife) serão os primeiros a participarem do projeto.
“Nosso intuito de criar uma comissão é para garantir o acompanhamento, a evolução do sistema de uso de bodycams, a fonte de custeio e o planejamento da implantação do projeto”, informou o promotor de Justiça.
O uso de câmeras acopladas nas fardas dos policiais, inclusive, foi sugerido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), no mês de julho, à SDS. A medida foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos da entidade, justamente levando em conta a ação desastrosa da PM contra manifestantes que faziam um ato, na área central do Recife, com críticas ao governo Bolsonaro, no final do mês de maio. Na ocasião, dois trabalhadores foram atingidos nos olhos e perderam a visão.
O episódio – ainda muito pouco esclarecido – acabou resultando na exoneração do então secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e do então comandante da PM, Vanildo Maranhão.
EXEMPLO PELO PAÍS
Estados como Santa Catarina e São Paulo já estão utilizando as bodycams. Policiais militares da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em São Paulo, inclusive, já são considerados um bom exemplo da medida. isso porque, apontado como o batalhão mais letal do estado paulista, zerou o número de mortes em ações policiais na primeira semana de uso do equipamento.
OUTRA AÇÃO PARA PM
O governo de Pernambuco passou a adotar uma ferramenta eletrônica para ajudar o trabalho dos policiais militares no registro das ocorrências de crimes nas ruas: o Boletim Integrado de Defesa Social (Bids).
De forma simples, os PMs podem fazer o registro de todas as informações usando um aplicativo instalado no celular funcional. O sistema permitirá o acompanhamento de forma mais dinâmica e em tempo real das ocorrências policiais.
Ao eliminar o preenchimento manual de formulários de papel, e o retrabalho na transmissão de uma ocorrência entre as polícias Militar e Civil, a plataforma promete possibilitar o aumento da produtividade.
O novo sistema foi desenvolvido ao longo de dois anos sob a coordenação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da SDS e já está sendo utilizado como projeto piloto em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
RondaJC

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS