Presidente da Anvisa tranquiliza sobre lote proibido da Coronavac: "Não é motivo de pânico"


Presidente da Anvisa tranquiliza sobre lote proibido da Coronavac: "Não é motivo de pânico"

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, tranquilizou os brasileiros sobre o lote de vacinas CoronaVac distribuído pelo Ministério da Saúde produzido na China. No total, foram 12,1 milhões de doses fabricadas na China que não passaram pela avaliação do órgão. Outras 9 milhões de doses já chegaram também ao país.
Segundo o executivo, a ação de suspender a aplicação de distribuição não causa "descrédito" à vacina contra a Covid-19, produzida pela Sinovac e Instituto Butantan, e, portanto não há razão para "pânico".
O Certificado de Boas Práticas de Fabricação é exigido pela Anvisa para o uso em todo o território nacional. O relatório atesta as condições da fábrica durante a produção e se atendem aos padrões de segurança.
"A população pode ter tranquilidade em relação a esse episódio. Esse episódio mostra duas coisas muito claras: a informação veio do próprio Instituto Butantan, então ele foi transparente, colocou a informação para nós e, diante da informação, a agência, que tem a missão principal de proteger a saúde do cidadão, atuou imediatamente", explicou.
"A palavra é tranquilidade. As instituições que têm que atuar nesse momento estão atuando. Estamos em diálogo com o Instituto Butantan, e as respostas vão chegar. Não há que se colocar nenhuma dúvida, descrédito, nada disso. As vacinas que são aprovadas no Brasil pela Anvisa seguiram avaliação rigorosa e tiveram como norte preceitos da OMS, que definiu as taxas de eficácia e parâmetros que precisam ser observados. A população não deve entender esse ato como nada além de cautela", completou.
Há a possibilidade de que uma equipe do órgão viaje até a China para verificar as condições nas quais foram produzidas as vacinas.
"Obviamente, uma viagem até a China envolve mais tempo, mas, se essa for a medida para resolver a questão, ela pode ser feita também", disse. (Via: Agência Brasil)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS