Infecção urinária: saiba os sintomas, tratamento e prevenção


Infecção urinária: saiba os sintomas, tratamento e prevenção

Mais comum nas mulheres por ter a uretra bem mais curta que a masculina, a infecção urinária é a enfermidade que afeta os órgãos do trato urinário. Pode ser dividida em infecções da uretra (uretrite), da bexiga (cistite) ou do rim (pielonefrite) – podendo atingir os rins, a bexiga ou uretra – com várias causas, como explica o médico clínico geral credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. João André Gonçalves Sampaio.
“Provocada na maioria das vezes por bactérias e fungos, pode surgir devido a causas como relação sexual, tamanho da uretra, má higiene, baixa ingestão hídrica, mudanças hormonais, candidíase e doenças crônicas”, afirma o especialista, que destaca também quais os sintomas e quando procurar o médico.
“É importante ressaltar que nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresentará sintomas. Em alguns casos, esse quadro só é descoberto quando um exame de urina é feito. Quando aparecem, os sintomas são: ardência ou dor ao urinar, urgência para urinar, sangue na urina, febre, dores tipo cólicas no abdômen (pélvica) e urina escura. Sempre que os sintomas aparecerem, é bom procurar o médico para que sejam feitos exames de urina e sangue para ver o grau da infecção”.
O Dr. João André Gonçalves Sampaio enfatiza ainda sobre a cura, tratamento e prevenção da doença. “A infecção urinária tem cura sim, o tratamento é com antibióticos e analgésicos urinários. A prevenção se dá quando a pessoa aumenta a ingestão hídrica, ou seja, bebe mais água, ter uma boa higiene nas partes íntimas, fazer acompanhamento com médico periódico para descartar outras doenças no sistema urinário”, conclui.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS