Cuidado para os viciados: Levar o celular para o vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas


Ir ao banheiro acompanhado do celular virou hábito para algumas pessoas. Mesmo aparentemente inofensiva, a distração aumenta o risco do surgimento das hemorroidas.
Isso porque, sentar-se no vaso sanitário e fazer muita força para evacuar provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de ruptura. Em casos graves, pode gerar uma trombose hemorroidária, ou a formação de coágulos de sangue no ânus.
“Não é aconselhado ficar no banheiro muito tempo fazendo força. Sentar ali e não induzir a força não tem problema, mas provocar um esforço não é bom”, ressalta André Augusto Pinto, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Minimamente Invasiva (Sobracil).
Quando a ação se torna repetitiva, os vasos do canal do ânus se dilatam, podendo provocar tanto as hemorroidas externas quanto as internas. As externas ocorrem de forma frequente e com uma concentração maior no ânus ou no final do canal anal, semelhante a varizes. Já as internas estão localizadas acima da região anal (dentro do reto), e geram sintomas de dor e muito sangramento.
Dificuldades para evacuar? Fique atento
Nem sempre a pessoa desenvolve as hemorroidas por perder tempo no vaso conferindo as redes sociais. As causas mais comuns, de acordo com Eduardo de Paula Vieira, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), são a obstrução intestinal e as fezes ressecadas.

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232