Pernambuco tem 19,9% de desemprego e atinge o maior índice em todo o Brasil em 2021, diz IBGE


Pernambuco tem 19,9% de desemprego e atinge o maior índice em todo o Brasil em 2021, diz IBGE

Em 2021, Pernambuco teve a maior taxa de desemprego registrada em todo o Brasil. O índice atingiu 19,9% da população com idade para trabalhar. A informação foi divulgada nessa quinta (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostram também que esse foi o maior percentual já atingido pelo estado desde o início do levantamento, em 2012.
Ainda de acordo com o IBGE, em 2020, a taxa de desocupação no estado ficou em 17,2%. O instituto informou que, em 2021, 831 mil pessoas procuraram emprego e não encontraram. Isso significa 25,5% a mais do que o registrado no ano anterior.
“O avanço da vacinação contra a Covid e a flexibilização do distanciamento social ocasionado pela pandemia foram alguns dos motivos pelos quais mais pessoas voltaram a procurar trabalho no ano passado após ficarem inativas em 2020”, informou documento divulgado pelo IBGE.
Ainda de acordo com o instituto, outro fator importante a ser levado em conta é o pagamento de auxílios em dinheiro durante períodos da pandemia.
Além disso, para o IBGE, é necessário analisar o problema do fechamento de escolas e a evasão escolar de jovens durante a pandemia.
Sem acesso a estudos e com dificuldades financeiras, parte dessas pessoas passou a buscar ocupação para auxiliar nas despesas domésticas, de acordo com a avaliação do instituto.
No país, o desemprego caiu de 13,8%, em 2020, para 13,2% no ano passado. O IBGE também apontou recuo para 11,1% no trimestre encerrado em dezembro.
No entanto, o levantamento nacional mostra que a falta de trabalho ainda atinge 12 milhões de brasileiros. É o menor índice desde o quarto trimestre de 2019, quando também ficou em 11,1%.
Fonte: G1

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS