Pesquisas eleitorais vão para o “caminho da verdade”, diz Guedes


O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 4ª feira (23.fev.2022) que está otimista com o crescimento do Brasil e com o futuro de Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição este ano, mas pontua abaixo do ex-presidente Lula (PT) nas pesquisas de opinião.
A distância entre o Lula e o atual presidente na corrida eleitoral recuou 5 pontos percentuais em 1 mês, segundo pesquisa PoderData realizada de 13 a 15 de fevereiro de 2022. Hoje, Lula lidera com 40% das intenções de voto. Bolsonaro tem 31% –distância de 9 pontos.
“Não acreditem nas previsões de que o Brasil não vai crescer“, afirmou Guedes em evento no Palácio do Planalto para o lançamento da carteira de identidade nacional, em Brasília.
Para Guedes, os economistas que estão atualmente prevendo uma retração da economia vão estar falando em crescimento zero daqui alguns meses e, em 6 ou 7 meses, já podem prever alta de 2%.
“Eles vão passar o ano inteiro revendo para cima, mas não faz mal. Como várias pesquisas eleitorais também vão oscilando na direção da verdade.”

METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de fevereiro de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 243 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados para algumas questões seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06942/2022.
o Poder360

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232