Neste Sábado: Iguaracy tem espetáculo "Malassombros – Contos do Além Sertão".


Neste Sábado: Iguaracy tem espetáculo "Malassombros – Contos do Além Sertão".


Neste próximo Sábado, dia 09 de abril, o Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Cultura e Turismo, trás até Iguaracy, o grupo "Teatro de Retalhos" com o espetáculo "Malassombros – Contos do Além Sertão".
A ação é parte do projeto Fogo Corredor, que deverá percorrer mais 4 cidades pernambucanas. Após a apresentação o grupo promove uma roda de conversa para trocar histórias com o povo de Iguaracy: causos acontecidos, lendas, histórias de encantamento e assombração. 
O projeto tem incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. Em Iguaracy conta com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal.
Fique por dentro para não perder:
O que? Malassombros – Contos do Além Sertão
Quando? Sábado, 09 de abril
Onde? Na Praça Antônio Rabelo
Que horas? 19h
- Gratuito -
..................
Mais informações sobre os nossos visitantes:
FOGO CORREDOR
Entre janeiro e março de 2022, o Teatro de Retalhos circula Pernambuco com o Fogo Corredor!
Na primeira fase do projeto, o grupo percorreu comunidades indígenas do interior, passando por três territórios: Xucuru, Kapinawá e Pankararu. Agora, com incentivo da Fundarpe, Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo do estado de Pernambuco, chega a mais cinco cidades.
A primeira parada é em Iguaracy, no Sertão do Pajeú. Depois, o espetáculo Malassombros – Contos do Além Sertão corre por Surubim, Petrolina, Bonito e Rio Formoso, respectivamente. As cidades foram escolhidas por terem registros de aparições de criaturas encantadas ou assombradas!
Após cada apresentação acontecerá a roda de partilha, para compartilhar histórias e causos da tradição oral de cada lugar. Os saberes e registros audiovisuais colhidos das rodas de partilha estarão disponíveis nas plataformas digitais do grupo. Todas as ações da circulação serão acompanhadas por intérprete de LIBRAS.
A escuta de lendas e causos faz parte das pesquisas do Teatro de Retalhos desde 2014. A partir dos seus registros em vídeo e textos nasceu o curta-metragem Malassombros - Contos do Além Sertão.
Em 2017 a pesquisa tem outro desdobramento, o espetáculo homônimo, criado a partir de histórias de tradição oral relacionadas às assombrações e criaturas fantásticas do Sertão e das figuras dos contadores de histórias sertanejos que compõem o nosso imaginário.
De lá para cá, o espetáculo já circulou por diversas cidades de Pernambuco e dos estados da Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Maranhão.
As apresentações e rodas de conversa serão realizadas para um público reduzido, respeitando os protocolos de proteção contra o COVID 19.

SINOPSE

Dona Nina abre o terreiro de sua casa para receber todo mundo que gosta de ouvir histórias, mas não qualquer história! As de Dona Nina são de dar calafrios e arrepiar os cabelos! Mas não precisa fugir correndo, com a ajuda dos vizinhos Seu Biu e Zé das Cangas e de um trio de músicos de primeira, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas.
Malassombros – Contos do Além Sertão é um lúdico resgate das histórias que povoam o imaginário do Sertão brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Caroline Arcoverde, Djaelton Quirino e Éder Lopes
Músicos: Felipe Anderson, Jadson André e Ju Vieira
Direção: Djaelton Quirino
Texto e Músicas: Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino
Figurino: Caroline Arcoverde e Auricélia Siqueira
Cenografia: Djaelton Quirino
Trilha Sonora: Tocha Ribeiro e Ju Vieira
Sonorização: Adriano Galvão
Iluminação: Tocha Ribeiro
Contrarregras: Valete Sena e Françua Gomes
Coordenação de montagem: Débora Freitas
Produção Executiva: Djaelton Quirino
Assistência de Produção Executiva: Éder Lopes
Produção: Caroline Arcoverde
Assistência de Produção: Alex Pessoa e Juliana Aguiar
Coordenação das rodas de partilha: Alex Pessoa e Juliana Aguiar
Comunicação: Jéssika Betânia
Fotografia: Anderson Lima
Vídeos e arte gráfica: Robson Lima
Ilustração: Hévilla de França
Duração: 50 Min
Classificação Indicativa: Livre

SOBRE O TEATRO DE RETALHOS

O Teatro de Retalhos é um coletivo nascido e sediado na cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Desde 2008 se dedica à pesquisa, montagem e circulação de espetáculos e à produção cultural.
Nos últimos anos, o grupo tem mergulhado na pesquisa da comicidade e das máscaras cômicas, com ênfase na máscara do palhaço e na linguagem circense. Contudo, não segue uma linha rígida de atuação, interessando sobretudo a experimentação da linguagem e a potência da comunicação direta com o público.
Experimenta também a criação audiovisual, tendo produzido dois curtas-metragens, duas webséries e um podcast. É responsável pelo Cineclubinho Caixola de Cinema Infantil.
Desde 2015 integra a Estação da Cultura , coletivo que ocupa desde 2001 a antiga estação ferroviária de Arcoverde e lá realiza atividades de produção cultural e desenvolvimento artístico e social. Circulou por todo o estado de Pernambuco e esteve na programação de mostras e festivais no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Paraíba e Ceará.
Para saber mais acesse: https://teatroderetalhos.com.br/

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS