PL turbinado na janela partidária consolida domínio bolsonarista na Câmara

Aberta durante um mês para permitir que parlamentares mudassem de legenda de olho nas eleições, a janela partidária se encerrou sexta-feira com boas notícias para o presidente Jair Bolsonaro (PL). As migrações entre as siglas fortaleceram não só o PL, que passou a ter a maior bancada da Câmara, mas também o PP e o Republicanos, que têm sido base do governo e ganharam deputados neste período.
Antes do início da janela de trocas, os três partidos juntos tinham 118 deputados, sendo 42 no PL, 43 no PP e 33 no Republicanos. Agora, segundo os dados mais recentes da Câmara, o PL saltou para 73 nomes, o PP chegou a 50 e o Republicanos a 45. Juntas, as siglas somam 168 deputados, quase um terço do total.
Com estes números e o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), os governistas deverão ganhar força para aprovar projetos em plenário em ano de eleição, além de ganhar vantagem na distribuição das comissões da Câmara, que deve ocorrer a partir da semana que vem.
Esses colegiados tiveram o funcionamento limitado no ano passado devido à pandemia de covid-19, que dificultava as reuniões presenciais. A expectativa, no entanto, é que eles sejam reativados, o que reacende a disputa pelo seu comando entre as legendas com as maiores bancadas.
Fonte: UOL

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232