Prefeitura de Iguaracy oferece curso de Libras para professores


Prefeitura de Iguaracy oferece curso de Libras para professores

O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Educação e Esportes, realizou, na noite desta última segunda-feira (4), no pátio da Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes, a aula inaugural do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O curso tem por objetivo de minimizar as barreiras comunicativas nas salas de aula.
As aulas serão ministradas pela professora, Ana Rosa Lima, que tem formação em pedagogia com especialização em Libras. Ana disse que será um sonho realizado em estar repassando os seus conhecimentos de Libras para os educadores do município de Iguaracy. 
A secretária de Educação, Rita de Cássia, participou da solenidade e destacou a importância do curso para os professores. “O compromisso em oferecer uma educação inclusiva vem desde o início da primeira gestão do prefeito Zeinha Torres, e hoje, temos a satisfação de estarmos também proporcionando um curso de Libras para os professores que se inscreveram. A capacitação destes servidores da educação em Libras é muito importante para que eles consigam se comunicar com alunos que têm deficiência auditiva”, declarou a secretária.
Com duração de três meses com certificação, neste primeiro momento, o curso será oferecido para 50 professores que estarão tendo a oportunidade de ampliarem os seus currículos na área de educação inclusiva. O curso será dividido em duas turmas, com 25 professores do polo de Iguaracy e 25 professores do polo de Jabitacá. 
O evento contou com a participação especial de Carla Daiane e Jackson Alberlan, que foram convidados por Ana Rosa para realizar a demonstração de um diálogo em Libras. 
A coordenadora de Educação Inclusiva de Iguaracy, Maria do Socorro Rabelo, disse que após a conclusão do curso, a Secretaria de Educação estará abrindo inscrições para uma nova etapa com mais 50 vagas para os professores que desejarem participar.
O Repórter Municipal em Ação teve o prazer de conversar com Socorro e Ana Rosa, acompanhe a entrevista CLICANDO AQUI.

Aula inaugural de Libras no polo de Jabitacá com a professora Ana Rosa
Origem
Libras é uma das linguagens de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais. Elas possuem sua própria estrutura de país para país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local.
Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo, a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal, entre outros.






BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS