Sucessor do Concorde? Novo avião supersônico de passageiros bate recorde de velocidade

Projetada para uso comercial, a aeronave ultrapassou a barreira do som durante o período de testes
A aposentadoria do Concorde, em 2003, aparentemente representou o fim da era dos aviões supersônicos comerciais. Mas essa realidade pode mudar: a Bombardier anunciou que seu novo jato civil, o Global 8000, conseguiu atingir velocidades supersônicas. A expectativa é que a aeronave chegue ao mercado em 2025.
Além da barreira do som:
Segundo seus fabricantes, durante o período de testes o Global 8000 atingiu 1.243,4 km/h, ultrapassando a velocidade do som. Caso repita a performance quando chegar ao mercado, ele deverá se tornar o mais rápido avião de transporte de passageiros desde que o Concorde saiu de circulação. A maioria dos jatos executivos alcança entre 700 km/h e 1000 km/h, com poucos modelos ultrapassando essa marca quando estão em velocidade de cruzeiro.
O Concorde conseguia atingir até duas vezes a velocidade do som. Mas é importante salientar que enquanto a aeronave aposentada era de grande porte, com capacidade para mais de 100 passageiros, o Global 8000 é um jatinho particular projetado para levar até 19 pessoas.
De acordo com a Bombardier, a autonomia de voo do Global 8000 chega a 14.816 km de distância sem precisar parar para reabastecer. Assim, o avião poderia voar sem escalas de São Paulo até Sydney, na Austrália, por exemplo. A aeronave deverá chegar ao mercado com um preço a partir de US$ 78 milhões (R$ 379 milhões).

Betano: Apostas Esportivas - Faça seu Jogo Online

ANÚNCIOS WEB SERTÃO - (87) 98821-5232