Nova turbina sem lâmina pode ser o futuro da energia eólica

A nova tecnologia foi criada pela Vortex Bladeless , uma startup de tecnologia com sede em Ávila, Espanha, que descreve seu design como “um gerador de vento ressonante de vibração induzida por vórtice”.
Os parques eólicos são povoados por turbinas eólicas que, em vez de usar eletricidade para girar, usam o vento. À medida que as pás semelhantes a uma hélice giram como um ventilador, ele gira um rotor que gira um gerador e cria eletricidade.
A fonte de energia sustentável infelizmente não está isenta de falhas, com a morte de animais selvagens no topo da lista.
As medidas preventivas para protegê-los incluem pintar uma lâmina de preto ou usar câmeras inteligentes para parar e ligar as turbinas, mas nenhuma é uma solução perfeita.
Turbina sem lâmina Vortex
O pilar oscilante não é tecnicamente uma turbina, pois não gira ou gira um alternador da mesma forma que as turbinas eólicas de pás.
Em vez disso, ele depende do derramamento de vórtice (as formas onduladas feitas pelo ar e líquidos quando atingem um objeto sólido e pontudo) para aproveitar a energia do vento.
Eles esperam que seu novo design possa levar energia eólica a áreas residenciais, já que ela pode funcionar com geradores ou painéis solares, além de se conectar à rede elétrica.
O site da Vortex diz que, atualmente, a tecnologia bladeless traduz seu empurrão em eletricidade por meio de um sistema de alternador, que foi cuidadosamente trabalhado usando bobinas e ímãs para que monopolize melhor a dinâmica do vórtice sem a necessidade de engrenagens, eixos ou qualquer peças rotativas.
“Nosso gerador Vortex é atualmente considerado uma“ pequena turbina eólica ”, diz a empresa.
Este design silencioso significa que ele poderia estar quase o suficiente em seu jardim de trás, sem causar perturbações notáveis ​​para você ou os pássaros locais.
Considerando que os parques eólicos foram cúmplices na mistura de espécies ameaçadas de extinção, o fato de a turbina sem lâmina de vórtice não pulverizar a vida selvagem é obviamente um forte argumento para a nova tecnologia.
Fonte:
IFLSCIENCE