![]() |
O candidato à presidência do Brasil pelo PT, o ex-presidente Lula durante o lançamento de sua campanha |
Diante da difícil missão de ganhar o voto do público evangélico, classe majoritariamente inclinada ao atual presidente Jair Bolsonaro, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou neste sábado, 20, a inclusão de 12 novos perfis em redes sociais ligados ao candidato. Todas as contas foram declaradas ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e são direcionadas aos evangélicos. Algumas das páginas estavam indisponíveis para o público e outras ainda tinham poucos seguidores, indicando que haviam sido criadas recentemente. Os perfis estão disponíveis nas redes sociais Facebook, Instagram, Kwai, TikTok e Twitter.
Uma delas é a página Restitui Brasil, com materiais de campanha e passagens bíblicas. “Não votamos em quem destrói nossas famílias e usa o evangelho para querer armar o Brasil”, diz um trecho da página. Em outro, fome, desemprego, violência contra jovens e contra a mulher são apontados como “inimigos da família”. Mesmo sem descrição, posts ou foto, a conta no Twitter tinha 74 seguidores na noite de sábado.
Mensagens que podem ser compartilhadas no Telegram apresentam frases como “Lula é um homem de fé e não tem pacto com o diabo”, diz uma delas. Em outra, o post diz que “o PT não vai distribuir kit gay em escolas”.
A movimentação é uma resposta às pesquisas de intenção de votos divulgadas nesta semana, que apontam para o crescimento do atual presidente Jair Bolsonaro principalmente entre o público evangélico. Na quarta-feira (17), a pesquisa Genial/Quaest indicou que Bolsonaro abriu 24 pontos sobre Lula nesse recorte. Na quinta-feira (18), o Datafolha confirmou a tendência, mostrando que Bolsonaro passou de 43% a 49%, enquanto o petista caiu um ponto percentual, de 33% e 32%.
Uma delas é a página Restitui Brasil, com materiais de campanha e passagens bíblicas. “Não votamos em quem destrói nossas famílias e usa o evangelho para querer armar o Brasil”, diz um trecho da página. Em outro, fome, desemprego, violência contra jovens e contra a mulher são apontados como “inimigos da família”. Mesmo sem descrição, posts ou foto, a conta no Twitter tinha 74 seguidores na noite de sábado.
Mensagens que podem ser compartilhadas no Telegram apresentam frases como “Lula é um homem de fé e não tem pacto com o diabo”, diz uma delas. Em outra, o post diz que “o PT não vai distribuir kit gay em escolas”.
A movimentação é uma resposta às pesquisas de intenção de votos divulgadas nesta semana, que apontam para o crescimento do atual presidente Jair Bolsonaro principalmente entre o público evangélico. Na quarta-feira (17), a pesquisa Genial/Quaest indicou que Bolsonaro abriu 24 pontos sobre Lula nesse recorte. Na quinta-feira (18), o Datafolha confirmou a tendência, mostrando que Bolsonaro passou de 43% a 49%, enquanto o petista caiu um ponto percentual, de 33% e 32%.
-VEJA