Relatório do PL diz que urnas travaram, que 59% não têm número e sem elas Bolsonaro venceria com 51,05% dos votos


Relatório do PL diz que urnas travaram, que 59% não têm número e sem elas Bolsonaro venceria com 51,05% dos votos

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta 3ª feira (22.nov.2022) que é “natural” a sigla pedir maior fiscalização do processo eleitoral. A auditoria contratada pelo PL sobre o 2º turno das eleições concluiu que 279 mil das urnas eletrônicas (59,2% do total) não tinham identificação e que alguns equipamentos travaram e precisaram ser desligados, o que teria supostamente violado o sigilo do voto de alguns eleitores.

“Nós estamos aqui hoje com uma única intenção de contribuir para o fortalecimento da democracia do nosso país […] Eu, Valdemar, fui eleito com urna eletrônica, as bancadas do PL foram eleitas com urna eletrônica então é natural que se peça um trabalho de fiscalização para que não fique nenhuma dúvida em relação ao nosso sistema eleitoral”, declarou o ex-deputado em comunicado a jornalistas.

Nesta 3ª feira (22.nov), a coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma representação para “verificação extraordinária”. No pedido, o PL pediu que o TSE invalide votos registrados em 279 mil urnas. A sigla afirma haver irregularidades nos equipamentos e que, se excluídos, Bolsonaro venceria a disputa ao Planalto em 2022 por 51,05% e derrotaria o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao lado de Valdemar, o presidente do Instituto Voto Legal, Carlos Rocha, disse que a auditoria das informações disponibilizadas pelo TSE mostrou que urnas com modelo anterior a 2020 não tiveram seu número identificado. Afirmou também que alguns equipamentos travaram e precisaram ser religados por mesários, o que teria exposto o voto de alguns eleitores.

Segundo Rocha, engenheiro responsável pela auditoria, o “indício de mau funcionamento” dos equipamentos sem número de identificação “gera incerteza nos dados que são gerados por essas urnas”.

“Uma ocorrência é [que] em cada linha de registro da atividade de funcionamento das urnas em todas as urnas de modelo antigo o código é inválido, então é impossível associar aquela atividade com a urna que a realizou. Isso é indício muito forte que é um problema nos programas […] Outro ponto é essa ocorrência da violação do sigilo do ato de votar”, disse Carlos Rocha.
Poder 360

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS