Mediante ao que vem ocorrendo no país, o Governo Municipal de Iguaracy redobrou os cuidados no tocante a segurança nas unidades de ensino e eventos escolares, a partir de onde já estão acontecendo reuniões com diretores de escolas, coordenadores e agentes de portaria.
A secretária de Educação, Rita de Cássia, durante a abertura dos Jogos Escolares falou do clima de insegurança que vem se abatendo sobre a educação no país, disse que em Iguaracy além do reforço em segurança, foram tomadas ainda algumas determinações, como por exemplo, a restrição do acesso de pessoas não identificadas ou que não façam parte da rotina escolar do dia a dia.
"Eram cuidados que já existiam, mas que estamos reforçando mais ainda", salientou o prefeito Zeinha Torres ao também se pronunciar perante o público.
O prefeito ressaltou que mesmo sendo apenas fake news a maioria das ameaças, isso causa um transtorno muito grande e espera que comece a haver punições para os acusados, "a justiça tem que investigar e começar a punir", disse o prefeito.
No programa institucional da Prefeitura no início desta tarde, o prefeito Zeinha pediu aos pais que também ajudem conferindo as bolsas dos seus filhos. Zeinha disse que é necessário que os pais e os alunos compreendam e colaborem com todas as medidas que estão sendo tomadas.
Durante os jogos escolares, a ROVIG, equipe de segurança privada contratada pela Prefeitura, esteve realizando uma revista em todos que adentraram na Quadra Poliesportiva. Ao final, foram encontrados o número de quatro estiletes e uma tesoura de ponta que poderiam eventualmente serem utilizados como arma, os materiais foram apreendidos até o termino do evento.
O prefeito disse que enviou ofícios para a Secretaria de Segurança Pública para que se coloque um delegado na sede e aumente o policiamento. São apenas dois policiais para atender todo o município que conta com duas escolas grandes no distrito de Jabitacá, uma no distrito de Irajaí e também outra no povoado da Caatingueira, além das escolas que estão também nas comunidades rurais.
"Iguaracy tem sofrido muito com a ausência de delegado no município, principalmente com atos de menores, muito roubos, arrombamentos e vandalismo. Precisa haver providências sobre isto, os menores precisam responder pelos seus atos para poder servir de exemplo, e isto não tem se visto muito, foi dado muita liberdade, tirando muito direito dos pais, e isto hoje se reflete nas escolas", disse o prefeito.