Iguaraciense é motivo de debate no Manhã Total da Rádio Pajeú em Afogados da Ingazeira


Iguaraciense é motivo de debate no Manhã Total da Rádio Pajeú em Afogados da Ingazeira


Por Nill Júnior - Ouvintes do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú denunciaram hoje a ação de criminosos de outras cidades que estão se estabelecendo em Afogados da Ingazeira. Eles estão intimidando pessoas pedindo dinheiro e extorquindo quem não quer ajudar. E ameaçam ou até agridem. Um deles foi detido por vandalismo na Praça de Alimentação.

As participações geraram um grande debate sobre a lei branda para casos onde há reincidência. “A polícia prende num dia, ele é solto no outro” disse um ouvinte. Eles costumam rodar estabelecimentos comerciais, agências bancárias, e buscam principalmente mulheres mais vulneráveis. À noite, interpelam pessoas nas praças da cidade.

Também houve relatos sobre o menor responsável pela ação que incendiou quiosques no Beco dos Importados. Ele voltou a praticar crimes. Ouvintes falaram da necessidade de leis mais duras principalmente para casos de reincidência. Também houve debate sobre o que é criminalidade e o que de fato é vulnerabilidade social.

Ainda que é necessário combater o tráfico, que causa dependência de quem busca a todo custo alimentar o vício. Alguns pedem quilo de alimento e depois vendem para trocar por drogas.

A Polícia Civil diz que a repercussão nas redes sociais por si só não basta. É preciso denunciar para que haja punição. A CDL deve institucionalmente puxar uma discussão sobre o tema com as autoridades. (Matéria do Blog do Nill Júnior)

Opinião - Como ex-conselheiro tutelar cheguei a atender algumas ocorrências onde Samuel se envolveu em delitos, nunca porém, em casos de grande gravidade. O que muitos não sabem, é que Samuel apresenta um certo grau de autismo e foi verificado que possui deficiência auditiva em um dos ouvidos, inclusive com uma deformidade, por isto o apelido de "orelhinha".

Sem mãe e sem pai, criado através da boa vontade de familiares, quando criança não conseguia se concentrar nos estudos e fugia da sala de aula. Nunca foi de se enturmar, vivia em seu mundo particular e quando recebia acompanhamento e orientações, a impressão que dava é que não conseguia assimilar direito o que estava ouvindo.

Foram realizadas tentativas em conseguir algum tipo de benefício para o mesmo, inclusive com empenho do CREAS Regional, com localização em Afogados da Ingazeira, que atendeu com toda atenção e dedicação o seu caso, porém, sem muito sucesso.

Ele não se dar bem com com os parentes, onde poderia receber algum abrigo, é desobediente e prefere as ruas onde tem exercido uma espécie de mendicância principalmente nos comércios do centro da cidade. Alguns dos comerciantes, principalmente mulheres, sentem-se intimidadas e ameaçadas com a sua presença e forma insistente de pedir dinheiro, quer seja para se alimentar ou aplacar o vício.

Em conversa recente com o mesmo antes deste partir para Afogados, disse que estava dormindo em um posto de gasolina, que não gostava de roubar e preferia pedir, porém, disse que as vezes não conseguia nada e quando estava com muita fome, ao ponto de morrer debilitado, acabava tendo que furtar o que lhe vinha ao alcance.

Mesmo nunca tendo praticado algo de extrema gravidade, tipo assalto a mão armada, etc, estou ciente que Samuel tem potencial para atentar contra a vida de qualquer pessoa, principalmente quando na loucura da abstinência. Mas dentro dele ainda existe uma criança sofrida, que nunca conheceu o que é amor materno ou paterno, sempre viveu de favor, e além de tudo, para quem o conhece de perto, é notável a sua dificuldade de raciocínio. Somos acostumado muito a ver falar de "vítimas da sociedade", este aí é um que foi vítima da própria vida!

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS