O Cangaceiro de Jabitacá: Saiba quanto custará o documentário e onde o valor será aplicado


O Cangaceiro de Jabitacá: Saiba quanto custará o documentário e onde o valor será aplicado

Antes de explicar que desta vez ninguém vai enricar, a não ser culturalmente, a Lei Paulo Gustavo está sendo aplicada não apenas em Iguaracy, mas em todos os municípios do Brasil. Outro detalhe, apesar de contemplar todas as áreas de produtores de cultura, a Lei tem como principal objetivo investir em produtores de audiovisual, ou seja, 70% dos recursos são direcionados por lei para ajudar a promover os cinegrafistas de cada cidade. Finalmente, aqui em Iguaracy, o edital que foi amplamente divulgado, estava aberto para livre concorrência.

Creio não ser preciso aqui descrever a importância dos filmes em relação a preservação da história e da cultura de um povo, tanto é que o Cinema é mundialmente considerado a 7ª Arte. A Lei Paulo Gustavo veio prestigiar justamente os produtores de audiovisual para que haja o fortalecimento destes profissionais da cinegrafia e também o incentivo para que haja por parte destes o interesse em produzir documentários, curtas, médias e longas-metragens, etc, com conteúdos importantes e de interesse da sociedade.

Sobre o nosso projeto, apesar de terem aqueles que estão perdendo o sono pensando no valor que iremos receber pela produção do documentário "Adolfo Meia Noite, a Fera de Varas", que também terá um gostinho de curta-metragem, assim como os demais, não será apenas pegar os recursos que em nosso caso é na ordem de 25 mil reais e colocar no bolso!

A produção contará com uma grande equipe, todos com seus respectivos cachês de mil a três mil reais e as demais despesas não serão poucas, para se ter uma ideia, o projeto foi entregue na Secretaria de Cultura de Iguaracy com um valor de gastos estimados em 18 mil reais.

No documento, foi descrito item por item desde os entrevistados, a exemplo do pesquisador e historiador convidado, familiares do documentado, do elenco e equipe de figurantes (vaqueiros) que serão os cangaceiros juntamente com figurinos e armas, algumas destas armas verdadeiras e devidamente registradas.

Haverá também gastos com o transporte dos animais entre uma fazenda e outra e também com as diversas viagens entre Iguaracy e Jabitacá, alimentação e outras despesas. Haverá ainda gastos com medidas de acessibilidade como profissional de libras, LSE e também gravações de estúdio, entre outros.

Para a equipe de produção, pois não tem como fazer tudo sozinho e embolsar o montante como alguns pensam (rs), além de todos os convidados e profissionais citados acima, contaremos também com pessoas para ajudarem no roteiro, na direção e produção, na edição, contaremos com três cinegrafistas, operador de áudio (sonoplastia), operador de drone, etc. Graças a Deus, alguns destes colaboradores estarão participando voluntariamente.

Dos 7 mil restante que seria o nosso cachê, fazendo as contas, não dará para os gastos com o aluguel de alguns equipamentos que iremos precisar e também a aquisição de alguns equipamentos que serão utilizados quase que exclusivamente para estas gravações. Para se ter uma ideia, apenas as baterias extras para o drone (que descarregam muito rápido) e para as três câmeras que irão filmar juntamente com cartões de memórias confiáveis, o valor ultrapassa os 2.000 reais.

Entre Gimbal (estabilizador de imagem), um tripé e um drone profissional, mais de 6 mil serão envolvidos, sem falar que venho pagando uma câmera que comprei recentemente justamente para esta produção.

Lembrando que nenhum equipamento pode ser comprado pelo Aliexpress, onde seriam mais baratos, porque só chegariam aqui em Iguaracy no mês de fevereiro e os recursos ainda não foram liberados. Para não apertar no orçamento, estou pensando em não comprar e sim em alugar um equipamento profissional para sonoplastia como o microfone shotgun da rode, com vara de boom e gravador, que em valor ultrapassa os 2 mil reais.

Você pode até estar se perguntando: "Mas pra quê tudo isto? Filmava com menos gente, com o que já tem, de qualquer jeito!". Para quem me conhece, sabe de meu esforço em tudo que faço, principalmente neste caso, mediante toda expectativa e ansiedade por parte da população e até de familiares e descendentes do Inglês da Volta e do próprio Adolfo Meia-Noite. Pesa sobre os nossos ombros uma grande responsabilidade.

Apesar do recurso não ser nem de longe parecido como os R$ 675 mil destinados pela Funcultura de Pernambuco para o longa “Sertão Encarnado” que também narra a ação de cangaceiros em nossa região, com toda humildade e simplicidade, reconhecendo principalmente as nossas limitações, saindo a contento ou não, um fato é certo, estaremos dando o nosso melhor, isto todos podem ter certeza.

Uma boa notícia: para ajudar na compra de tantos equipamentos, estarei retornando as atividades de filmagens de eventos sociais, como casamentos, aniversários, formaturas e batizados. Interessados entrar em contato comigo pelo (87) 98821-5232, lembrando que dia 20 é Emancipação Política de nossa cidade e dia 22 de dezembro, também já agendei um casamento em Afogados da Ingazeira.

Isto foi apenas uma pequena prestação de contas sobre o nosso tão aguardado documentário, algo que vinha me incomodando em fazê-lo. Abraços a todos. (Clique aqui para ver algumas das etapas do projeto).

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS