Leis de combate ao feminicídio em Pernambuco que você precisa conhecer


Leis de combate ao feminicídio em Pernambuco que você precisa conhecer

Um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança, divulgado na véspera do Dia Internacional da Mulher, trouxe um dado preocupante sobre a violência contra a mulher em Pernambuco: o estado liderou os casos de feminicídio do Nordeste em 2023. Isso porque, ao todo, foram 92 registros desse crime, sendo 62 casos cometidos por parceiros ou ex-companheiros das vítimas.

Com a divulgação dos números, que ascendem a necessidade de enfrentamento desse crime por parte do estado, veja as quatro leis que combatem o feminicídio e protegem órfãos das violências em Pernambuco.

1 – Lei de enfrentamento ao feminicídio
A lei nº 17.665, de janeiro de 2022, tem como objetivo promover o fortalecimento da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência, ou seja, reduzir o número dos crimes no estado. O projeto que originou a lei é de autoria do deputado estadual William Brigido (Republicanos-PE).

Além de ter instituído o enfrentamento a violência, outrossim, a lei implementa políticas de acompanhamento às mulheres sobreviventes das tentativas de assassinatos, evita a revitimização. Além disso, a lei prevê acompanhamento à violência institucional no atendimento a essas mulheres, promove campanhas educativas permanentes e impulsiona apoio técnico especializado em estudos relacionados a prática de violência.

2 – Lei que protege órfãos dos casos

A lei de nº 17.666, de janeiro de 2022, institui a Política Estadual de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e Órfãs do Feminicídio. A lei, originada de um projeto da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB-PE), é voltada para a promoção de atenção multissetorial de filhos de mães assassinadas.

Além do acolhimento a esses menores, é oferecido atendimento especializado por equipes multidisciplinares e solicitado um atendimento humanizado do conselho tutelar da comunidade nesses casos, por exemplo. Atendimento médico e assistência judiciária gratuita também estão na lista dos direitos.

Um ano e nove meses após a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovar essa lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, em outubro de 2023, a lei que prevê pagamento de pensão especial a filhos de vítimas desses crimes. Nesse sentido, atualmente, os órfãos menores de 18 anos e de famílias de baixa renda têm o direito de receber um salário mínimo.

3 – Lei que institui o Programa de Registro de Feminicídio

A lei de nº 17.394, de setembro de 2021, tem a finalidade de coletar, ordenar e analisar dados sobre esses crimes contra mulheres, por exemplo. Além disso, promove a integração entre os órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem as sobreviventes e seus familiares.

De autoria da ex-deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB-PE), a lei estimula o acompanhamento pelo estado em analisar a evolução da violência praticada contra a mulher, auxiliando, desta forma, a formulação de políticas públicas para as mulheres em Pernambuco.

4 – Lei que indica a especificação de dados das vítimas

De autoria do ex-mandato coletivo das Juntas (PSol-PE), a lei nº 17.829, de junho de 2022, indica a especificação de dados como a origem étnico-racial, as rendas domiciliares e pessoal, o estado civil, a escolaridade e a situação de moradia, além de informar se a vítima era transexual.

Por outro lado, a lei trouxe uma discussão a sociedade pernambucana sobre os assassinatos de mulheres trans. O último levantamento da Rede de Observatórios da Segurança mostrou que Pernambuco registrou 12 transfeminicídios em 2022 e cinco no ano passado.

Via PE Notícias

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS