Telescópio da Nasa encontra uma das galáxias mais antigas do universo

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) detectou uma galáxia gigante, por meio do telescópio James Webb (JWST). As imagens mostram a galáxia Gz9p3, uma das mais massivas e antigas já vistas. De acordo com a Nasa, a galáxia Gz9p3 tem dez vezes mais massa do que a anterior, do período considerado como a “infância” do universo.

O telescópio conseguiu mostrar como a Gz9p3 era 510 milhões de anos depois do Big Bang, a teoria da explosão que teria dado origem ao universo. A idade do universo é estimada em 13,8 bilhões de anos. Como a luz emitida pelas estrelas leva um tempo para chegar à Terra ou ao detector do telescópio, que está no espaço, as imagens observadas hoje, na verdade, já aconteceram há muitos anos.
Colisão de galáxias

A Gz9p3 surgiu a partir da junção de dois outros sistemas. Nas imagens, são vistos dois fortes pontos de luz. A colisão pode ainda estar em curso, já que é possível ver o acontecimento de milhões de anos atrás.

“Quando dois objetos de grande massa se unem assim, eles descartam parte da matéria no processo”, constatou o pesquisador Kit Boyett, em um artigo publicado no site da Universidade de Melbourne. “Observando esse conteúdo descartado, conseguimos entender que o que observamos é uma das fusões mais distantes já vistas.”
Revista Oeste