Capacete de metal de 2 mil anos aparece em túmulo


Capacete de metal de 2 mil anos aparece em túmulo

Arqueólogos encontraram um capacete de metal com 2.500 anos de idade dentro de um túmulo na Croácia. Essa descoberta surpreendente sugere que poderia ter acontecido uma espécie de oferta dedicada a uma divindade ou parte de práticas rituais.

O líder da escavação, Hrvoje Potrebica, professor de arqueologia da Universidade de Zagreb, explicou que o capacete estava dentro de uma estrutura de pedra localizada em um monte funerário no sítio arqueológico de Gomile.

Este sítio, próximo à aldeia de Zakotorac, na Península de Pelješac, às margens do Mar Adriático, se caracteriza por vários montes funerários que abrigam múltiplos túmulos, cada um contendo diversos enterros. Potrebica compartilhou essas descobertas com o site Live Science.

Capacete de metal
De acordo com registros antigos gregos, os ilírios surgiram na região durante a mesma época da construção do capacete em forja. Este povo ilírio estava dividido entre várias tribos e reinos e acabou sendo gradualmente subjugado pelos romanos ao longo de uma série de conflitos entre 229 e 168 a.C.

A estrutura de pedra onde o capacete foi descoberto estava isolada de todas as sepulturas dentro do monte funerário. Isso sugere que sua concepção era, originalmente, um local para oferendas votivas aos antepassados que morreram. Ou, ainda, como parte de práticas rituais relacionadas a todo o monte, em vez de se associar a um indivíduo específico ou túmulo, conforme explicou Potrebica.

Domagoj Perkić, diretor do Museu Arqueológico, faz parte dos Museus de Dubrovnik e é um pesquisador envolvido na escavação. Ele especula que se o capacete recentemente descoberto foi usado em combate, poderia ter exercido um efeito psicológico sobre os oponentes.

Ele descreve um exemplo onde um guerreiro com um ‘capacete reluzente’ sobre a cabeça, sob o sol, surge na véspera de uma batalha. A mera visão disso poderia inspirar espanto no inimigo.

Além disso, de acordo com Potrebica, em 2020 arqueólogos descobriram outro capacete armazenado em uma estrutura de pedra dentro de um túmulo próximo.

Assim como o artefato recentemente encontrado, este provavelmente também não foi destinado a um indivíduo específico ou túmulo.

O Centro de Pesquisa Pré-histórica de Zagreb, cujo presidente é Potrebica, está liderando as investigações no sítio de Gomile em colaboração com cientistas dos Museus de Dubrovnik e do Instituto de Arqueologia da Croácia.
Olhar Digital

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS