Alerta: NSA recomenda que usuários de iPhone e Android reiniciem seus aparelhos


Alerta: NSA recomenda que usuários de iPhone e Android reiniciem seus aparelhos

Hoje em dia é impossível se imaginar sem um celular. Mas o ponto não é apenas ter um celular. As pessoas têm suas marcas e modelos preferidos, e dentre os mais queridos estão os aparelhos da Apple e da Samsung. E independente da marca, muitas pessoas acreditam que a Agência de Segurança Nacional espiona seus telefones, contudo é a próprio NSA que tem um conselho bem sábio para as pessoas que usam iPhone ou Android. O órgão recomenda reiniciar os aparelhos uma vez por semana.

Geralmente, as pessoas reiniciam seus aparelhos somente quando aparece alguma atualização de segurança ou do sistema operacional que exige reiniciar o aparelho. De acordo com a NSA, isso pode ser um erro bem grande. Por conta disso que ela recomenda que as pessoas desliguem seus celulares por completo e os reiniciem, ao invés de somente entrarem no modo de espera.

Através de um documento com várias recomendações para os aparelhos móveis, a recomendação da NSA é que os usuários desliguem e liguem seus aparelhos uma vez por semana para que eles fiquem protegidos contra explorações de clique zero, que são as que os invasores geralmente usam para espionar os celulares e conseguir dados dos telefones.

Reiniciar aparelhos

Com o hábito de reiniciar os aparelhos, as pessoas podem diminuir a ameaça do spear-phishing, que pode fazer a instalação de ainda mais malware e spyware de uma maneira bem simples. No entanto, o mesmo documento da NSA faz o alerta que reiniciar os aparelhos irá, às vezes, impedir que os ataques tenham sucesso.

“As ameaças aos dispositivos móveis são mais prevalentes e aumentam em escopo e complexidade”, disse a NSA.

Ainda conforme o órgão, determinados recursos dos aparelhos “fornecem conveniência e capacidade, mas sacrificam a segurança”. Por conta disso que fazer alguma coisa, nem que seja uma ação simples, é melhor do que não fazer nada quando o assunto é segurança do smartphone e dos dados que têm nele.

Outra recomendação dada pela NSA é que as pessoas desativem o Bluetooth quando não estiverem usando, atualizem os aparelhos o mais rápido possível no momento em que as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos estiverem disponíveis e desativem os serviços de localização quando eles também não estiverem sendo usados.

Além desses pontos, também é aconselhável não entrar em redes Wi-Fi públicas e não usar estações de carregamento públicas. E não esquecer o conselho principal de reiniciar os aparelhos pelo menos uma vez por semana, já que é algo rápido.

Fabricantes

O hábito de reiniciar os aparelhos deve ser feito tanto para as pessoas que usam iPhone como os usuários de Android. E com relação aos sistemas operacionais, a Apple e a Samsung sempre estão em uma briga para ver quem é a maior fabricante de celulares do mundo.

De acordo com os dados da empresa de pesquisa IDC, as vendas de iPhone no mundo todo caíram aproximadamente 10% no primeiro trimestre de 2024. O que impactou esse envio de celulares foi a competição crescente com os fabricantes de smartphones Android que têm sua mira no topo do mercado.

Para se ter uma noção, entre janeiro e março, os envios globais de celulares aumentaram 7,8%, sendo 289,4 milhões de unidades enviadas. Nesse ponto, a Samsung foi a líder do setor, tendo uma participação de 20,8% no mercado. Isso fez com que a empresa ultrapassasse a Apple, que está em segundo lugar com uma participação de mercado de 17,3%.

Essa queda significativa da empresa da Maçã segue um desempenho sólido no trimestre anterior, época em que ela superou a Samsung por um tempo como a maior fabricante de smartphones do mundo. Contudo, marcas como a chinesa Huawei estão conquistando terreno mundial e isso está fazendo com que a participação da Apple caia.

Com relação à Samsung, o lançamento da série Galaxy S24 impulsionou as vendas da empresa sul-coreana que enviou mais de 60 milhões de unidades nesse período. Segundo os dados da Counterpoint, é visto um aumento de 8% nas vendas globais da série S24 comparadas com as vistas em 2023.

Nesse mesmo período, a Apple enviou 50,1 milhões de iPhones, quantidade menor do que os 55,4 milhões enviados no mesmo trimestre do ano anterior. Essa diminuição também foi sentida na China, já que por lá os envios de smartphones da Apple caíram 2,1% com relação a 2023.

Essa diminuição é um reflexo dos desafios que a Apple enfrenta em um dos seus maiores mercados, principalmente com algumas empresas chinesas e agências governamentais que estão restringindo o uso de iPhone por seus funcionários. Isso foi feito como uma resposta às medidas de segurança que o governo dos EUA está fazendo com relação a aplicativos chineses.

Enquanto isso, a Apple está se preparando para a edição deste ano da sua conferência para desenvolvedores, a WWDC 2024, que irá acontecer em junho. O esperado é que haja uma atualização de software e que a empresa fale a respeito de questões como o desenvolvimento de inteligência artificial (IA).
Fonte: Forbes, Olhar digital

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS