‘Quente demais’: Brasil está entre lugares que podem se tornar inabitáveis



‘Quente demais’: Brasil está entre lugares que podem se tornar inabitáveis

Um artigo da Nasa destacou que algumas regiões do planeta —incluindo o Brasil— podem se tornar inabitáveis até 2070 devido ao aumento das temperaturas.

“Lugares quentes demais para se viver”. Em artigo publicado em 2022, a Nasa mapeou em quais regiões do planeta as mudanças climáticas terão maior impacto nos próximos 50 anos, ressaltando como elas “podem tornar alguns lugares quentes demais para se viver”.

Previsão para os próximos 30 a 50 anos. Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e autor de um estudo de 2020 sobre calor e umidade extrema, analisa que “os modelos climáticos nos dizem que certas regiões provavelmente excederão essas temperaturas [35ºC] nos próximos 30 a 50 anos”.

Para o pesquisador, o Brasil está entre as regiões possivelmente afetadas. Além do Brasil, Raymond cita o sul e partes do sudeste da Ásia, o leste da China, o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Os EUA também não estão imunes: dentro de 50 anos, estados do centro-oeste do país, como Arkansas, Missouri e Iowa, provavelmente também estarão em uma situação crítica.

Os 35ºC citados na pesquisa se referem à temperatura de bulbo úmido usada como padrão para medir o calor e a umidade —especialmente em pesquisas climáticas globais de longo prazo. De acordo com Raymond, essa é a temperatura de bulbo úmido mais alta que os humanos podem sobreviver quando expostos por pelo menos seis horas.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS