Quase 600 brasileiros têm o pênis amputado a cada ano no Brasil; Entenda o caso


Quase 600 brasileiros têm o pênis amputado a cada ano no Brasil; Entenda o caso

Um dado alarmante tem preocupado a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Um levantamento da entidade realizado juntamente com o Ministério da Saúder mostrou que quase 600 amputações de pênis são registradas no Brasil em média por ano.

De acordo com a entidade médica, o câncer de pênis segue como a principal causa para a necessidade do procedimento. A SBU chama a atenção para a doença, mas destaca que ela pode ser evitada com medidas simples, como higiene adequada e vacinação contra o HPV.

Os dados levantados pela SBU mostram que de 2015 até novembro de 2024 foram registradas 5.851 amputações do órgão, uma média de 580 a cada ano. No mesmo período, foram 22.212 internações por câncer de pênis, média de 2,2 mil a cada ano. Entre 2014 e 2023, ainda houveram 4.502 mortes pela doença.

Os urologistas explicam que a maior incidência do câncer de pênis costuma ocorrer em homens a partir dos 50 anos, embora a doença também possa acometer os mais jovens. O sintomas mais comuns são: Ferida que não cicatriza; Sangramento sob o prepúcio; Secreção com forte odor; Espessamento ou mudança de cor na pele da glande (cabeça do pênis); Presença de nódulos na virilha.

Já entre os fatores de risco para a doença, estão baixas condições socioeconômicas; higiene inadequada da região íntima; fimose; infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e tabagismo.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS