Projeto de lei propõe pena maior para homicídio por motivação política


Projeto de lei propõe pena maior para homicídio por motivação política

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados busca alterar o Código Penal para agravar a pena do crime de homicídio qualificado quando praticado por motivação político-partidária.

O PL nº 805/2025 foi proposto com objetivo de combater a escalada de crimes motivados por ódio ou intolerância política no Brasil, segundo a autora, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF),

“Frente ao recrudescimento dessa prática criminosa e considerando não haver em nosso ordenamento jurídico o tipo penal específico de crime de ódio com motivação política, é imperioso que o Parlamento se debruce sobre o tema e apresente medidas urgentes”, justificou a deputada.

A deputada cita dois casos que motivaram a apresentação da proposta. O primeiro do mestre de capoeira Moa do Katendê, assassinado com 12 facadas em Salvador após uma discussão sobre os candidatos à Presidência, em 2018.

O segundo, de Marcelo Arruda, baleado enquanto comemorava com familiares e amigos o aniversário de 50 anos. A festa era temática e tinha decoração em referência ao presidente Lula e ao PT. O ex-policial penal Jorge Guaranho foi condenado a 20 anos de prisão pelo homicídio duplamente qualificado.

Suspensão de armas de policiais afastados

Kokay também apresentou o PL nº 803/2025, que propõe alterar o Estatuto do Desarmamento para suspender o porte de armas dos profissionais da segurança afastados por motivos de saúde mental.

Um dos exemplos citados na justificativa é o caso do delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Mikhail Rocha, que atirou contra a própria esposa, a empregada de sua casa e uma enfermeira enquanto estava afastado de suas funções por motivos de saúde mental. O caso aconteceu em janeiro, em Brasília.

Os projetos, apresentados nesta segunda-feira (10/3), aguardam análise das comissões da Câmara dos Deputados.
METRÓPOLES

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.