“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz


“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (23), do encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, onde fez duras críticas ao cenário internacional e à política externa dos Estados Unidos. Lula afirmou que o mundo vive um momento crítico, com o enfraquecimento do multilateralismo e a prevalência da “lei do mais forte”, acusando o presidente norte-americano Donald Trump de desrespeitar a Carta da ONU.

Durante o discurso, Lula criticou a proposta de Trump de criação de um Conselho de Paz, afirmando que a iniciativa representaria uma tentativa de impor uma “nova ONU” sob controle unilateral. O presidente brasileiro defendeu a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com a inclusão de novos países, como Brasil, México e nações africanas, e disse estar dialogando com líderes mundiais para preservar o multilateralismo.

Lula também condenou a ação dos Estados Unidos na Venezuela, classificando como grave a violação da soberania do país sul-americano com a captura do presidente Nicolás Maduro. Reforçou ainda que o Brasil não aceita submissão a nenhuma potência e defendeu a política externa baseada no diálogo, na paz e na cooperação entre os povos.

O encontro do MST reuniu mais de 3 mil trabalhadores rurais de todo o país e marcou os 42 anos do movimento. Ao final do evento, o presidente recebeu uma carta com críticas ao imperialismo, defesa da soberania nacional, da reforma agrária, da agroecologia e solidariedade a povos e países afetados por conflitos, como Venezuela e Palestina. As informações são da Agência Brasil.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.